ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Bancos públicos e água pública no sul global

O livro Bancos públicos e água pública no Sul global – Opções de financiamento para o desenvolvimento sustentável, lançado no final de 2024, editado por Thomas Marois , David A. McDonald , Susan Spronk, apresenta a primeira revisão sistemática dos empréstimos bancários públicos no setor de água no Sul Global.

Muitos bancos públicos têm um mandato explícito para financiar a gestão pública da água, mas, apesar do ressurgimento do interesse em bancos públicos e do papel que eles podem desempenhar no desenvolvimento sustentável, seu papel no financiamento da gestão da água tem sido amplamente ignorado. Com base em estudos de caso da Ásia, África e América Latina, este livro mede a escala e a natureza da interação entre bancos públicos e operadores públicos de água para o fornecimento de água potável segura e saneamento. Ele identifica desafios e oportunidades para um envolvimento mais profundo entre bancos públicos e operadores públicos de água no Sul Global e destaca práticas promissoras, mostrando como elas podem ser transferidas para diferentes regiões e diferentes setores. Cada estudo de caso é baseado em entrevistas em profundidade com bancos públicos que financiaram operadores públicos de água e operadores públicos de água que tomaram empréstimos de bancos públicos, incluindo bancos da Costa Rica, das Filipinas, da Índia e da Tanzânia.

No geral, este livro fornece uma análise crítica do potencial dos bancos públicos para abordar questões globais de segurança hídrica. No capítulo 9, Victoria Stadheim analisa o caso brasileiro e cita o ONDAS e diversos artigos publicados por seus associados.

▶Leia o livro aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *