Lives do ONDAS

▪️ POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA, ÁGUA E COVID-19 (29/4/20)
A live contou com a participação da Professora da PUC-SP no Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Aldaiza Sposati, e de Darcy Costa, Coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. A mediação foi feita pelo Professor Ricardo Moretti, associado e colaborador do ONDAS.
🖥️ ASSISTA.

▪️ MORADIA PRECÁRIA, FALTA D´ÁGUA E COVID-19 (6/5/20)
Para debater o tema, convidamos Benedito Barbosa (Dito), militante da defesa do direito à cidade e advogado da Central De Movimentos Populares; Leandro Castro, morador da favela da Rocinha e um dos coordenadores do coletivo A Rocinha Resiste ; e Luciana Ferrara, professora da UFABC – Universidade Federal do ABC, com doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP.
🖥️ ASSISTA.

▪️ ÁGUA, SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR (13/5/20)
Para refletir sobre o tema e apresentar experiências bem sucedidas, que mostram o quanto é possível se produzir água e alimentos de qualidade para todas as pessoas, contamos, na live do ONDAS, com Irene Cardoso (professora da UFV e integrante da Associação Brasileira de Agroecologia) e com Luiz Zarref (membro da coordenação do MST). A mediação foi de Aercio B. de Oliveira (FASE Nacional e integrante do Conselho de Orientação do ONDAS).
🖥️ ASSISTA.

▪️ A QUALIDADE DA ÁGUA QUE BEBEMOS E OS NOSSOS DIREITOS (20/5/20)
Os especialistas Rafael K. X. Bastos, professor da Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Engenharia Civil, e Érika Martins, engenheira sanitarista e mestre pelo IHE/UNESCO, discutiram a consulta pública da minuta de revisão do Anexo da Portaria de Consolidação nº 5/2017 (antiga Portaria nº 2914 / 2011) do Ministério da Saúde que trata do Controle e Vigilância da Água para Consumo Humano e o Padrão de Potabilidade. O debate foi mediado pelo coordenador geral do ONDAS, Marcos Montenegro.
🖥️ ASSISTA.
➡ Leia:
Melhorar o controle e a vigilância sobre a água é garantir qualidade de vida

▪️ O CORONAVÍRUS NO ESGOTO – PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA E RISCO DE TRANSMISSÃO (27/5/20)
O ONDAS debateu essa questão ao vivo com o Professor Doutor Léo Heller, pesquisador da Fiocruz e relator da ONU para os direitos humanos à água e ao saneamento, e com o Professor Titular aposentado da UFMG Carlos Chernicharo, pesquisador coordenador do INCT Etes Sustentáveis. A mediação foi do coordenador geral do ONDAS, Marcos Montenegro.
🖥️ ASSISTA. 
➡ Leia:
Pesquisa sobre coronovírus no esgoto: caminho para ações preventivas

▪️ A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO NO BRASIL E A LUTA CONTRA O PL 4.162/2019 (3/6/20)
Para discutir essa questão, a live do ONDAS contou com Sandoval Alves Rocha, ativista pelo direito à água e ao saneamento, principalmente na Amazônia; Abelardo de Oliveira Filho, ex-secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e ex-presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa; e José Roberto Lopes Pinto, coordenador da pesquisa “Quem são os Proprietários do Saneamento no Brasil” ( UNIRIO/ Instituto Mais Democracia). A mediação foi de Clóvis Nascimento, da coordenação do ONDAS e presidente da Fisenge.
🖥️ ASSISTA.
➡ Leia:
Marco do saneamento: uma lei ordinária não pode mudar o que diz a Constituição

▪️ MINERAÇÃO, CRIMES AMBIENTAIS E O DIREITO HUMANO À ÁGUA (10/6/20)
Nessa live, nossos convidados foram André Sperling, promotor de Justiça da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG; Joceli Andrioli, pedagogo, técnico em Agropecuária e membro da coordenação nacional do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens; e Ricardo Ferreira Ribeiro, cientista social e professor da PUC Minas, atua na assessoria às comunidades atingidas em Minas Gerais. A mediação do debate foi de Rafael Bastos, do NACAB – Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens e sócio do ONDAS.
🖥️ ASSISTA.
➡ Leia:
Hipocrisia marca relação entre mineração e água

▪️ JUVENTUDE E OS DIREITOS HUMANOS À ÁGUA E AO ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Tivemos como convidados para debater: Divaneide Basílio, Doutora em Ciência Sociais e vereadora na cidade de Natal(RN); Iago Montalvão, estudante de Economia na USP e presidente da UNE – União Nacional dos Estudantes; Pedro Monforte, estudante de Engenharia na UFRJ e integrante do Senge Jovem RJ;  e Kenya Barreto, Engenheira agrônoma e integrante da Juventude Teia dos Povos. A mediação foi de  Rayssa Cortez, Arquiteta e Urbanista, colaboradora do Br Cidades e do ONDAS na UFABC.
🖥️ ASSISTA.
➡ Leia: Jovens afirmam que a questão sanitária compromete a possibilidade de viver

 

 

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *