ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

E-book “Direitos Humanos à Água e ao Saneamento no Brasil” será lançado em 30 de julho pelo ONDAS e ActionAid

O ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento), com o apoio da ActionAid, irá lançar o e-book “Direitos Humanos à Água e ao Saneamento no Brasil”, em live com a participação especial de Pedro Arrojo, Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento.

A live acontece na terça-feira (30 de julho), às 16h30, com transmissão pelo canal do YouTube do ONDAS (ONDASObservatóriodoSaneamento) e contará também com a participação de Junior Aleixo (Especialista em Justiça Climática, ActionAid) e Rafael Bastos, que coordenou a elaboração do e-book. Rafael é Professor da Universidade Federal de Viçosa e associado do ONDAS. A apresentação e mediação do evento será feita por Renata Furigo, Coordenadora-geral do ONDAS.

E-book

O e-book “Direitos Humanos à Água e ao Saneamento no Brasil” é resultado de intenso trabalho de organização e edição do material produzido durante o Encontro Nacional dos Direitos Humanos a Água e ao Saneamento – ENDHAS, em dezembro de 2021. O livro traz 39 relatos de violações, lutas e conquistas de DHAS, distribuídos entre seis capítulos temáticos: Mineração e Violações do Direito Humano à Água – Relatos de Minas Gerais; Territórios Periféricos; Saneamento Fora do Domicílio; Povos e Comunidades Tradicionais; Saneamento em Comunidades Ribeirinhas na Amazônia e Acessibilidade Econômica. Cada capítulo é introduzido por um texto que contextualiza os relatos, problematizando as violações dos Direitos Humanos a Água e ao Saneamento.

Mais do que um dossiê, o e-book é o resultado do esforço coletivo de pessoas, entidades e movimentos sociais articulados na luta pelo acesso à água de qualidade, em quantidade suficiente, de forma segura, e traz à tona casos e temas que, em geral, permanecem na invisibilidade, reverberando denúncias importantes de violações de direitos da população.

Este trabalho se integra aos objetivos do ONDAS, quando promove a articulação e integração de suas ações com os movimentos e instituições voltadas às lutas por reforma urbana, reforma sanitária, reforma agrária, defesa do meio ambiente e gestão das águas, com vistas a fortalecer a construção de um projeto de nação democrática, soberana, igualitária e justa do ponto de vista socioambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *