GOVERNADOR DE SÃO PAULO PROMOVE LIQUIDAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO
O Governador Tarcísio de Freitas continua com sua ânsia privatista. Não satisfeito em privatizar a Sabesp, entregando um dos maiores patrimônios do povo paulista, construído às custas do dinheiro dos cofres públicos e das tarifas pagas pelos usuários dos serviços, agora quer entregar os serviços dos municípios que não são atendidos pela Sabesp e contam com serviços municipais.
Agora o governo trabalha no convencimento de prefeitos e prefeitas dos 275 municípios que prestam os serviços diretamente, por meio de autarquias e departamentos municipais. Estamos atentos: os atuais prefeitos de120 municípios paulistas, somando 4 milhões de habitantes, aderiram ao programa estadual Universaliza SP, no qual as concessões privadas estão sendo estruturadas. Mas o governador vai aguardar as eleições municipais para fechar os arranjos com os novos prefeitos.
Com a desculpa de que promove a universalização, o governador coloca mais uma vez a máquina pública a serviço dos interesses de grupos privados. O Governador Tarcísio pretende agir como “corretor” nos municípios paulistas, convencendo os prefeitos a entregarem os serviços municipais de saneamento em troca do dinheiro da outorga onerosa da concessão.
É um péssimo negócio! O dinheiro da outorga, que pode ser usado para qualquer fim, menos para garantir abastecimento de água e esgotamento sanitário para a população que mais precisa, desaparecerá rapidamente. E será com os serviços privatizados que a população vai sofrer os graves impactos das mudanças climáticas nos seus direitos à água e ao esgotamento sanitário.
O ONDAS alerta sobre os riscos que a privatização do saneamento pode trazer as populações sobretudo do que se relaciona ao aumento da exclusão do acesso daqueles que vivem em processo de vulnerabilização, ao aumento abusivo de tarifas e cerceamento da participação e do controle social sobre a prestação dos serviços.
Por isso tudo dizemos, em alto e bom som:
NÃO VOTAREMOS EM CANDIDATOS(AS) QUE APOIAM A PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO.
ÁGUA E SANEAMENTO SÃO DIREITOS E NÃO MERCADORIAS
Clique aqui para baixar o documento.