ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Coordenação

Coordenação Executiva

Renata de Faria Rocha Furigo

Coordenadora-Geral

Engenheira Civil, Especialista em Engenharia de Custos, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Urbanismo. Trabalhadora do Saneamento, atua como gestora de obras públicas no SAAE Mogi Mirim. Coordenadora Geral do ONDAS. Tem experiência nas áreas de Saneamento Básico, Planejamento Urbano, Regularização Fundiária Urbana e Gestão de Obras Públicas.

Bartiria Perpetua Conselho Ondas Brasil

Bartíria Perpétua Lima da Costa

Coordenadora de Relações Institucionais

Auxiliar de Enfermagem pela Cruz Vermelha; diretora Relação Internacional da Conam; presidente da CONAM período 2008 a 2017; Coordenadora do Comité Político de Saneamento da Baixada Fluminense período 1995 a 2000; coordenadora Frente Nacional do Saneamento Ambiental período 2008 a 2010; membro da Coordenação da Frente Nacional do Saneamento Ambiental; do Fórum Nacional da Reforma Urbana; do Fórum Social Mundial no Brasil e da Aliança Internacional dos Habitantes; Conselheira do conselho consultivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

joao marcos paes de almeida Conselho Fiscal Ondas Brasil

João Marcos Paes de Almeida

Coordenador Administrativo e Financeiro

Engenheiro Civil; 25 anos na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; integrou a equipe da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades; Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/DF.

marcos helano fernandes Coordenação Colegiada

Marcos Helano Fernandes Montenegro

Coordenador de Comunicação

Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da USP. Atualmente, é Regulador de Serviços Públicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa DF e diretor nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Integrou a equipe que instalou o Ministério das Cidades como Diretor da Secretaria Nacional de Saneamento. Foi presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB. Foi presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE e da ABES/DF. Foi o coordenador-geral do ONDAS na gestão 2019-2022.

Fernanda Deister

Coordenadora de Projetos

Mestre e Doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPG SMARH/UFMG). Engenheira Ambiental e Sanitarista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Graduação Sanduíche em Engenharia Ambiental na University of Windsor (Canadá). Possui experiência em gestão de projetos sociais, mobilização social, captação de recursos e pesquisa qualitativa. Atuou como captadora de recursos e gestora de projetos em organizações da sociedade civil como Engenheiros Sem Fronteiras (2016-2021) e Global WaSH (2020-2023). É pesquisadora na linha de políticas públicas e gestão do saneamento, com ênfase nos serviços de saneamento para além do domicílio.

Thaissa Jucá Jardim Oliveira

Coordenadora de Assuntos da Juventude

Engenheira Ambiental formada pela Universidade do Estado do Pará, com Graduação Sanduíche em Biologia/Ecologia na Universidade de Franche-Comté (Fr) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui experiência em educação ambiental; populações tradicionais da Amazônia; cadeias de valor da sociobiodiversidade; tecnologias sociais para tratamento de água e esgoto; análises laboratoriais de indicadores de qualidade da água; e saneamento rural. Em 2018 atuou como assessora técnica dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana – MG, prestando serviço para a Cáritas Brasileira. Atualmente faz parte do Departamento de Meio Ambiente da Fundação Gorceix.

Edmilson Barbosa

Coordenador de Relações Sindicais

Desenvolvedor de Sistemas, Secretário de Comunicação da CUT/Bahia e diretor de Relações e Políticas Sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia. Também integra o corpo diretivo do Observatório do Saneamento Básico da Bahia.

leo heller Conselho Ondas Brasil

Léo Heller

Coordenador de Cooperação Internacional

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977); mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995); realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006; foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário; é pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou, Fiocruz, desde 2014; na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe de Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98); Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008); foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (1992-2011; foi Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas, de 2014 a 2020; tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas dos direitos humanos, da saúde ambiental e das políticas públicas.

Haneron Victor Marcos

Coordenador de Assuntos Jurídicos

Possui doutorado em Gestão Pública e Governabilidade (UCV/PE); mastère spécialisé em Gestão da Inovação (Emse/França); especialização em direito ambiental (Funjab/UFSC); graduação em direito e ciências contábeis. É procurador e conselheiro de administração representante dos empregados da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento); conselheiro do Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis; conselheiro do Conselho Estadual de Saneamento de Santa Catarina e membro da Comissão de Direito ao Saneamento Básico da OAB/SC.

Conselho Fiscal - Membros Titulares

clovis francisco do nascimento filho Coordenação Colegiada Ondas Brasil

Clóvis Francisco do Nascimento Filho

Engenheiro civil e sanitarista, pós-graduado em Políticas Públicas e Governo; engenheiro de carreira da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE/RJ, com 46 anos de atuação, onde exerceu o cargo de Diretor Administrativo, dentre vários outros; foi Subsecretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Rio de Janeiro e Diretor Nacional de Água e Esgotos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; por dois mandatos, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES); atualmente é secretário-geral da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros-Fisenge; vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro-Senge/RJ; e integrante da coordenação do movimento SOS Brasil Soberano.

Andrea Matos dos Santos - Conselho Fiscal Ondas Brasil

Andrea Matos

Química com mestrado em Ciência de Alimentos pela UFRU – Universidade Federal do Rio de Janeiro; atuou como Analista na Embrapa Solos; Presidenta do Sinpaf Solos, de 2015 a 2018; coordenou atividades com o tema água, tendo participado do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018; e, atualmente, trabalha na pesquisa de biocatalisadores no Instituto de Tecnologia, no Rio de Janeiro.

maria jose salles - Conselho Fiscal Ondas Brasil

Maria José Salles

Mestre em saneamento Ambiental e Doutora em saúde pública; membro da coordenação do curso de especialização em gestão e tecnologias do saneamento; representante da Fisenge na Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA; integrante do Conselho Fiscal do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro-Senge/RJ; integrante do comitê pro-equidade de gênero e raça da Fiocruz.

Conselho Fiscal - Membros Suplentes

Rayssa Saidel Cortez

Arquiteta e Urbanista (FAAC/UNESP), com experiência técnica em projetos arquitetônicos e de instalações hidráulicas ecológicas. Mestra e Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território (PPG-PGT/UFABC), realiza pesquisa em segurança hídrica e comunidades vulneráveis. Pesquisadora no Laboratório Justiça Territorial (labJUTA), no Grupo de Pesquisa em Ecologia Política, Planejamento e Território (eco:t) e no Projeto Temático FAPESP sobre “Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face a variabilidade climática”. Atualmente, está como Diretora de Habitação no município de Taboão da Serra e segue voluntária no BR Cidades.

Suely Gonçalves da Conceição

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão(1982), especialização em Qualidade Total pela Universidade Estadual do Maranhão(2000); especialização em Gestão de Cidades pela Universidade Estadual do Maranhão(2005).  Pós-Graduanda em Planejamento Urbano e trabalhadora da Caema – Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão.

José Mairton Pereira Barreto

Formado em Gestão Ambiental pela UNIFACCAMP, pós-graduando em Economia do Trabalho e Sindicalismos na UNICAMP, onde também fez curso profissionalizante na área da política.  Cursou Geografia Urbana na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Técnico em edificações pelo Centro Paula Souza (Etecvav). Funcionário público na Sabesp, é Secretário Nacional de Meio Ambiente da Federação Nacional dos trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema), e Diretor de Esporte, Cultura e Lazer no Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de SP (Sintaema). Anteriormente, foi Diretor de Saneamento e Meio Ambiente pelo Sintaema. Como Conselheiro titular do Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN) foi representante da sociedade civil da bacia hidrográfica do alto Tiete e do fórum paulista das bacias hidrográficas do Estado de SP. Coordenou a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental e foi Diretor-Tesoureiro do Fundo de Seguridade Social de Benefícios dos funcionários públicos de Várzea Paulista (FUSSBE). Participou da criação e fundação do ONDAS.

Conselho de Orientação

Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima

Segmento: Associados

Graduada em Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento, pela UFMG (1997); mestrado pelo Programa de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG (2000); doutorado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar) (2005); pós-Doutorado no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG (nov.2005 a fev. 2009). Desde fevereiro de 2009 é Professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG. Atua na área de saneamento básico, no âmbito das políticas públicas, com foco na gestão e prestação dos serviços.

Amauri Polachi Conselho Ondas Brasil

Amauri Pollachi

Segmento: Associados

Graduado em Engenharia Mecânica e em História pela Universidade de São Paulo; é mestrando em Planejamento e Gestão de Território na Universidade Federal do ABC; tem experiencia em Saneamento, recursos Hídricos e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão e Planejamento; atuou por 31 anos na Sabesp e na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; foi presidente e atualmente é diretor da Associação de Profissionais Universitários da Sabesp – APU; é Vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
(COORDENADOR AJDUNTO DO CONSELHO DE ORIENTAÇÃO)

Ricardo de Sousa Moretti

Segmento: Associados

Engenheiro Civil, mestre em Engenharia de Solos e Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela USP. Foi Professor titular da Universidade Federal do ABC, e hoje é professor e pesquisador colaborador do Programa de Planejamento e Gestão do Território da mesma universidade. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em habitação de interesse social, legislação urbanística, saneamento, mobilidade, projetos urbanos e prevenção de riscos.

aercio de oliveira Conselho Ondas Brasil

Aércio de Oliveira

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Assessor da FASE Nacional e coordenador da FASE-RJ, com atuação em temas relacionados à democratização do acesso a bens e serviços urbanos, à justiça ambiental e aos Comuns; possui bacharelado e licenciatura em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia/UERJ, na linha Teoria do Conhecimento/Filosofia das Ciências.

Alex Moura de Souza Aguiar

Segmento: Associados

Engenheiro Civil, Mestre em Saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Diretor da H&A Engenharia. É associado ao ONDAS desde 2019.

Eduardo Cardoso -Conselho Ondas Brasil

Eduardo Cardoso

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Educador popular e ambiental. Graduado em Ciências Biológicas – licenciatura e bacharelado pela Universidade Metodista; coordenador nacional da Central de Movimentos Populares – CMP e do Movimento Sem Terra de Luta – MSTL; atua como coordenador pedagógico em projeto educativo de convivência comunitária no Projeto do Minha Casa Minha Vida; adota a metodologia freiriana e os princípios do Bem Viver e do Reiki, sabedorias milenares dos povos, na busca da vida em comunidade sempre se colocando no lugar do “outro”; atuou na empresa de Saneamento básico de Diadema – Saned no ano de 2008; foi conselheiro Nacional das Cidades nas Gestões de 2003 a 2007 e de 2010 a 2015, sempre atuando na Câmara Técnica de Saneamento Ambiental.

Rafael Santos Neves

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Pedagogo formado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalha há mais de 13 anos na Articulação Semiárido Brasileiro – ASA Brasil, onde coordena há 9 anos os Programas 1 Milhão de Cisternas e Cisternas nas Escolas. Foi Coordenador Técnico do Museu de Ciências da Terra – Alexis Dorofeef (UFV). Atua nas áreas de desenvolvimento rural sustentável, Educação do Campo, Agroecologia, Convivência com o Semiárido e Tecnologias sociais.

Getúlio Vargas Júnior

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Formado em Gestão Pública, militante do movimento comunitário e pela reforma urbana, atualmente é o Presidente da CONAM – Confederação Nacional das Associações de MOradores. Foi do Conselho das Cidades e atualmente do Conselho Nacional de Saúde.

Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Geógrafa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro; doutora em Urbanismo pelo Institut D’Urbanisme de Paris-Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne);pós-doutoramento no LATTS – Laboratoire Techniques Territoires et Sociétés da École de Ponts Paristech; Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do PROURB-Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles, Pesquisadora 1B do CNPq, Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

juliano pamplona ximenes ponte Conselho Fiscal Ondas Brasil

Juliano Pamplona Ximenes Ponte

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Arquiteto e urbanista pela UFPA, doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR – UFRJ; professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, em Belém – PA; conselheiro federal pelo Estado do Pará junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU – BR, gestão 2018/2020); pesquisador do Observatório das Metrópoles.

Luciana Ferrara Conselho de Orientação - Ondas Brasil

Luciana Nicolau Ferrara

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Professora da Universidade Federal do ABC vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) e à Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território; Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo e Doutora pela mesma instituição; realizou estágio de pesquisa doutoral na Université du Québec à Montréal, Canadá (2010-2011); foi pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP; tem experiência como consultora independente junto a governos municipais, instituições de pesquisa e organizações não governamentais; trabalhou como assistente técnica de promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo, na área de Habitação e Urbanismo (2013-2015).
Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2935576787315800

Liza Maria Souza de Andrade

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UnB. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação da FAU/UnB (mestrado e doutorado), do curso de Especialização REABILITA e coordenadora do Programa Residência Multiprofissional CTS – Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica da FAU/UnB, integrado ao Núcleo de Política de Ciência, Tecnologia e Sociedade – NPCTS/CEAM/UnB. É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão “Periférico, trabalhos emergentes” nas assessorias sociotécnicas nos territórios populares e comunidades tradicionais. É também, vice-líder do Grupo de Pesquisa “Água e Ambiente Construído” com o projeto “Brasília Sensível à Água”. Atuou no CONSAB/DF no período da pandemia (2020/2022) representando o IAB/DF e ajudou a criar o GT – Populações Vulneráveis. Foi Coordenadora de Extensão, membro da Câmara de Extensão da UnB e do EMAU/CASAS. Participa das Redes: BrCidades (Núcleo DF Metropolitano); Moradia-Assessoria no Brasil (USP); Convergência Socioecológica e Nucleação das Residência em Arquitetura e Urbanismo (LabHabitar/UFBA).

Secretário-Executivo

Edson Aparecido da Silva Secretário-Executivo Ondas Brasil

Edson Aparecido da Silva

Possui graduação em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP e mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC; especialização em meio ambiente e sociedade pela FESPSP; membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Conselheiro do Conselho de Orientação de Saneamento da ARSESP; integrou a Coordenação Nacional do Fórum Alternativo Mundial da Água- FAMA; participou no ano de 2012, na cidade de Marselha/França, do “Fórum Alternativo Mundial de Água – FAME 2012”; participou como representante da Internacional de Serviços Públicos – ISP, da 16ª Conferência das Partes (COP-16) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança Climática (UNFCCC) em Cancun no México no ano de 2010 e foi membro, no ano de 2008 do grupo brasileiro que examinou a Participação do Setor Privado na Provisão dos Serviços de Abastecimento.