ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

A água está mais cara: novas práticas de cobrança das empresas privadas na região metropolitana do Rio de Janeiro

A concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Rio de Janeiro à iniciativa privada tem sido exposto como case de sucesso por parlamentares, gestores públicos e stakeholders que exaltam a modelagem feita e os resultados dos leilões. No entanto, já no primeiro ano de operação diversos problemas começaram a aparecer. Conforme amplamente veiculado na imprensa, as queixas contra as novas concessionárias dispararam no Rio de Janeiro, com números crescentes de reclamações de usuários residenciais e comerciais feitas na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e no Procon-RJ.

As reclamações são direcionadas sobretudo à Águas do Rio, que deteve a maior área e população atendida na concessão e foi a primeira a iniciar a operação, e se concentram em questões relativas à cobrança,

Confira aqui o artigo das associadas do ONDAS Patrícia Finamore Araujo, Engenheira Ambiental e Sanitarista, Pesquisadora do LEAU/UFRJ e Doutoranda PROURB/UFRJ; e Laiana Carla Ferreira, Advogada, Pesquisadora do LEAU/UFRJ e Mestranda PROURB/UFRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *