ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Chamada urgente do Relator Especial sobre os direitos humanos à água potável e ao saneamento

Recentemente, foi anunciado que a água será negociada no mercado futuro de Wall Street. O mercado futuro é um espaço favorável para promover estratégias financeiras especulativas sobre recursos vitais, que são as necessidades básicas das pessoas, como água, energia ou alimentos. Isso, por sua vez, gera oportunidades de negócios, mas, ao mesmo tempo, acarreta impactos desastrosos para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade e para as futuras gerações.

Em resposta a este anúncio, devo enfatizar novamente que a água é a alma azul da vida.

A água é essencial para a vida humana e é uma necessidade básica para as pessoas, uma razão amplamente conhecida e conhecida que levou a ONU a declarar o acesso à água potável e ao saneamento como direitos humanos.

É uma peça básica de saúde pública, como demonstrado hoje no papel vital que o acesso à água desempenha no combate à pandemia COVID-19.

É um elemento-chave da subsistência das pessoas e do bem-estar social que é crítico para o funcionamento da família, da comunidade e da sociedade e para a democracia em geral.

É também um recurso fundamental para setores econômicos vulneráveis, especialmente na agricultura, considerados de interesse geral da sociedade. Além de seu valor como recurso, a água funciona como espinha dorsal de territórios por meio de rios, pântanos, lagos e aquíferos, de cuja sustentabilidade nossas vidas dependem hoje mais do que nunca nos cenários delineados pelas constantes mudanças climáticas.

Em suma, a água tem um conjunto de valores vitais para nossas sociedades que a lógica do mercado não reconhece e, portanto, não pode administrar adequadamente, muito menos em um espaço financeiro tão sujeito à especulação.

Por todas essas razões, apelo a todos para que iniciem um debate global sobre os valores da água que a Água da ONU propõe para o próximo Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2021, sob o slogan # water2me.

Pedro Arrojo-Agudo
Relator Especial para os direitos humanos à água potável e saneamento

➡ Leia notícias sobre o assunto:
. Água vira investimento e começa ser negociada em contratos futuros na Nasdaq
. California Water Futures Begin Trading Amid Fear of Scarcity
. O que significa a água começar a ser cotizada no mercado de futuros de Wall Street?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *