ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Em carta a Lula, ONDAS destaca a necessidade de um Ministério das Cidades com estrutura e equipe compatíveis com um avanço no saneamento

O ONDAS, em carta ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, manifesta seu incondicional apoio à reconstrução do Ministério das Cidades como organismo ao qual estaria subordinado o Saneamento Básico, porém destaca a fundamental importância de que sua estrutura executiva seja compatível com o cumprimento dos compromissos expressos nas Diretrizes para Reconstrução e Transformação do Brasil.

Do mesmo modo, o ONDAS entende ser necessário que as pessoas nomeadas para estarem à frente desta estrutura tenham trajetória de vida e engajamento compatíveis com a realização desses compromissos. Para o observatório, esse é o caminho para que os interesses das pessoas que hoje estão excluídas do desenvolvimento urbano e social, seja respeitado. Essas pessoas são o foco prioritário das ações de saneamento do futuro Ministério.

Leia a carta do ONDAS

1 comentário em “Em carta a Lula, ONDAS destaca a necessidade de um Ministério das Cidades com estrutura e equipe compatíveis com um avanço no saneamento”

  1. Uma Secretaria Nacional de Saneamento, com olhar amplo nas alternativas de atendimento dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e drenagem das águas urbanas é vital para o Desenvolvimento Urbano no Brasil. As Políticas Públicas retalhadas, com ações pulverizadas em estruturas diversas não permite o olhar totalizante (por necessário) do Desenvolvimento das Cidades. Os avanços havidos desde as definições neste campo na Constituição Federal de 1988 foram totalmente paralisadas neste período 2-019-2022, com lideranças comprometidas com o capital financeiro e com o grande capital nacional, sem percepção da indispensável melhoria das condições de vida dos brasileiros, expuseram a população, em particular as classes populares, a dificuldades ainda mais severas para contar com estes investimentos sociais que, por si só, já são de complexa articulação e condução. Por um Ministério das Cidades comprometido com a maioria da população! Pelo estabelecimento de Políticas Públicas claras e bem definidas no saneamento, habitação e mobilidade urbana, articulados com as ações ambientais nas cidades. Há muito trabalho pela frente nesta reconstrução! Vamos em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *