ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Em defesa do bem comum

defesa do bem comum

Em defesa do bem comum
Autor:
 Vários – Coordenação editorial: João Carneiro
Ano da publicação: 2018

RESUMO
A construção de um projeto de sociedade com inclusão e justiça social é um desafio histórico. No Brasil, a desigualdade social (re)produz cenários contraditórios em termos econômicos e culturais, em que poucos têm muito e muitos têm pouco. Nesse sentido, como falar em bem comum? Qual o papel do Estado como regulador da vida social? Como fica a questão dos direitos humanos e sociais? Afinal, por onde passam as possibilidades efetivas de transformação social?

Essas e outras questões são enfrentadas pela reflexão crítica e militante do conjunto de autoras e autores de Em defesa do bem comum, coletânea produzida a partir das ações formativas da APCEF/RS. Apostar na defesa de um projeto social inclusivo, problematizando a meritocracia e a lógica de mercado, é uma tarefa histórica inadiável na conjuntura histórica em que vivemos.

Na página 135 está o artigo “Água é Direito e Não Mercadoria”, de autoria Edson Aparecido da Silva (secretário executivo do ONDAS), que relata a realização e o legado do FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água 2018, a importância da água e a apropriação capitalista desse bem.

Clique no link para o livro:
▶ EM DEFESA DO BEM COMUM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *