O Encontro Nacional pelos Direitos à Água e ao Saneamento – ENDHAS – contará com as tradicionais apresentações de trabalhos técnicos, de pesquisa e extensão, mas, de forma inovadora, teremos também, nestas mesmas seções, trabalhos na forma de relatos de lutas sociais pelos direitos à água e ao saneamento, ou de violações a esses direitos. 📲 ACESSE AQUI O SITE DO ENCONTRO – informações, inscrições, submissão de trabalhos.
O evento prevê ainda um espaço dedicado à realização de oficinas temáticas, em que serão debatidos temas diversos, associados aos direitos humanos à água e ao saneamento.
Em 6 de julho cerca de 25 grupos e entidades se reuniram (de forma remota) em atividade preparatória para o evento, mais especificamente para construir esses dois espaços de participação dos movimentos sociais e populares. Nesta rodada inicial, vários temas foram propostos para serem debatidos no Encontro, tais como: Saneamento e o direito à cidade; Mineração e conflitos pelo uso da água / violações ao direito de acesso à água; Agrotóxicos e violações ao direito de acesso / uso da água; Privatização e ameaças aos direitos à água e ao saneamento; Racismo / racismo ambiental / conflitos /violações ao direito de acesso / uso da água e ao saneamento; Direitos à água e ao saneamento: questão de gênero; Comunidades tradicionais e os direitos à água e ao saneamento; Água e segurança alimentar; Direitos à água e ao saneamento no meio rural / semiárido; Mudanças climáticas e os direitos à água e ao saneamento; Água e energia.
Todos esses temas, e outros que certamente surgirão, continuarão a ser discutidos em uma próxima reunião, no dia 20 de julho, às 14h, quando se espera inclusive a adesão de outras entidades e movimentos.
📲 ACESSE AQUI O SITE DO ENCONTRO – informações, inscrições, submissão de trabalhos.