ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Infraestrutura pública para o interesse público: por que a infraestrutura deve ser pública

Por Sonya Gurwitt* (Publicado em 29 de julho de 2021)

Em 28 de julho/2021, o Senado (EUA) votou por avançar com o marco bipartidário da infraestrutura de US $ 1 trilhão, que inclui US $ 550 bilhões em novos gastos federais.

O projeto ainda enfrenta vários obstáculos, mas se for aprovado, fará grandes investimentos em estradas, pontes, trânsito e outras infraestruturas físicas do nosso país, bem como investimentos para ajudar cidades e estados a se prepararem para os impactos cada vez maiores das mudanças climáticas (como as secas, incêndios florestais e inundações).

Também inclui muito menos privatizações de infraestrutura do que os negociadores do Congresso discutiram nas últimas semanas, uma vitória para as pessoas e para o planeta.

Como alertou o economista-chefe de Roosevelt, Joseph Stiglitz, esta semana, as parcerias público-privadas e a reciclagem de ativos como “fontes de financiamento propostas para novos investimentos” seriam um grande retrocesso.

Essas medidas utilizam recursos públicos para projetos controlados por empresas privadas, que priorizam a maximização dos lucros sobre o bem da sociedade e do meio ambiente.

“Esse tipo de proposta representa uma reversão equivocada a uma estrutura neoliberal que, por décadas, ampliou a desigualdade econômica, priorizou o poder corporativo extrativista sobre as pessoas e esvaziou nossa capacidade pública”, escreveu ele.

O governo, por outro lado, pode priorizar o bem público de maneiras que o setor privado não foi projetado para fazer.

Como Suzanne Kahn, de Roosevelt, disse a Emily Stewart da Vox: “É claro que queremos que as empresas sejam responsáveis. [Mas] as empresas privadas não podem, não podem ou não planejam com os mesmos valores que exigimos e esperamos que o governo faça. ”

Os formuladores de políticas devem manter isso em mente ao finalizar esta legislação e continuar trabalhando em um projeto de reconciliação de US $ 3,5 trilhões muito necessário.
______________________
Sonya Gurwitt*editora e revisora de produtos da Roosevelt e criadora conteúdo de comunicação

Traduzido por Marcos H. F. Montenegro – Coordenador-geral do ONDAS. Original em inglês disponível em: https://rooseveltinstitute.org/2021/07/29/public-infrastructure-for-the-public-interest/

LEIA TAMBÉM:
Os males da privatização da infraestrutura: um retrocesso na formulação de políticas progressivas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *