ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Movimento contra a privatização da Sabesp

Publicado originalmente no site APU

_____________________

PRIVATIZAÇÃO DA SABESP: FARSA E TRAGÉDIA

Esse processo de audiências públicas é ilegítimo!

É mais um ato farsesco, promovido pelo governo do estado para vender a SABESP.

Também é uma tragédia anunciada, que encanta a alguns, mas cuja verdadeira face está nas contas d’água elevadas, nos investimentos descumpridos, na corrupção e no péssimo atendimento.

Em 15 de fevereiro, o estado publicou documentos com mais de 25 mil páginas e oito dias após iniciou audiências públicas em apenas 7 das 375 cidades! Somente a leitura ininterrupta desse calhamaço leva mais de 17 dias!! É óbvio que esse processo sequer cumpre preceitos legais de participação e transparência.

São audiências “para inglês ver”!

Os impactos para a vida da população em privatizar os serviços de água e esgotos, que é um serviço essencial e de monopólio natural, exigem tempo para análises cuidadosas tendo em vista a complexidade do assunto e a dimensão do material divulgado.

Porém, o governo tem uma urgência incompreensível, pois a SABESP é muito querida dos paulistas com uma história incomparável em favor da saúde e da dignidade de mais de 3o milhões de pessoas.

Na verdade, o objetivo desta audiência é queimar etapas e iludir os municípios, impedindo discussões nas Câmaras Municipais e com a população, excluindo os principais interessados na decisão de privatizar ou não as águas de sua cidade.

O governo destruirá a estrutura regulatória do Estado para agradar a compradores da SABESP com revisões tarifárias anuais, leia-se, aumentos tarifários acima da inflação!

Enfraquecem a agência reguladora Arsesp criando uma empresa avaliadora e uma verificadora “independente”, remuneradas pela SABESP em mais uma absurda “comunhão” de interesses!

Esse desmanche da regulação paulista satisfaz o “apetite” do mercado que deseja abocanhar a empresa.

Cuidem-se, pois brevemente haverá um tarifaço nas contas d’água!

O ilegal subsídio de um Fundo repassado à SABESP privatizada não será suficiente para amenizar esse efeito além de um ou dois anos.

Faltam muitas informações para que o Município decida por aderir voluntariamente à URAE, com autorização da Câmara Municipal. Se aderir, estará sujeito a penalidades, à restrição de sua autonomia e à imposição do contrato único com a SABESP.

Um contrato que o Estado quer aprovar na URAE dominada por maioria de votos do próprio Estado e da Capital, em que um município com 350 mil habitantes terá peso de 0,4% e outro com 30 mil terá 0,04%.

Os municípios serão reféns da Sabesp privada até 2060 ou mais! Se no futuro decidir sair da URAE, o contrato será rompido e o Município deverá pagar à vista as indenizações devidas à SABESP! Se permanecer, em 2060 poderá ter dívidas impagáveis que o escravizarão à empresa privada por anos a fio.

Nove sucessivos governos municipais estarão garroteados!

Este é o momento para os municípios realizarem uma cuidadosa análise técnica e jurídica com base em informações verdadeiras e comparáveis, observando a legalidade, a autonomia municipal e a vantajosidade, sem ceder a pressões do governo e com tempo hábil.

Com essa análise devem colocar a concessão dos serviços de água e esgotos em debate na sua Câmara Municipal com ampla participação da população, definindo democraticamente o melhor rumo para o saneamento na sua cidade.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SINTAEMA

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira – SINTIUS

Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – SEESP

Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo – SASP

Associação dos Profissionais Universitários da SABESP – APU

Associação dos Engenheiros da SABESP – AESABESP

Associação SABESP

Associação dos Aposentados e Pensionistas da SABESP – AAPS

Associação dos Especialistas em Saneamento – AESAN

Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *