ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS disponibiliza relatório “Realizar os direitos humanos das pessoas que vivem na pobreza e restaurar a saúde dos ecossistemas aquáticos: dois desafios convergentes”

O ONDAS disponibiliza o relatório “Realizar os direitos humanos das pessoas que vivem na pobreza e restaurar a saúde dos ecossistemas aquáticos: dois desafios convergentes”, elaborado pelo relator especial da ONU para o tema, Pedro Arrojo Agudo.

Como já fez com relatórios anteriores, o ONDAS disponibiliza versão em português, buscando facilitar o acesso e esses importantes documentos de referência, cuja leitura é essencial para a formação e a militância nos direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário.

Para o relator especial, disponibilizar água potável aos 2 bilhões de pessoas sem acesso garantido a ela, a maioria delas gravemente empobrecidas, só é possível se houver progresso na restauração das boas condições dos ecossistemas aquáticos que fornecem sua água.

O presente relatório centra-se nos problemas da poluição, da sobre-exploração e da má gestão dos rios, lagos, zonas úmidas e aquíferos, bem como nos seus impactos nos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário. Em particular, mostra como a contaminação tóxica da água por metais pesados e outros contaminantes compromete não só o direito à água, mas também os direitos à saúde e à vida de milhões de pessoas. Dada a magnitude dos danos, o Relator Especial sugere iniciar um debate na comunidade internacional com vista a incluir estas ações na lista de crimes contra a humanidade, a fim de responsabilizar os perpetradores.

O relator especial afirma que os direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário e o direito humano a um ambiente limpo, saudável e sustentável andam de mãos dadas com a promoção de estratégias de adaptação às mudanças climáticas para enfrentar os crescentes riscos de secas e inundações que as mudanças climáticas causam.

Leia aqui o relatório.

1 comentário em “ONDAS disponibiliza relatório “Realizar os direitos humanos das pessoas que vivem na pobreza e restaurar a saúde dos ecossistemas aquáticos: dois desafios convergentes””

  1. Concordo plenamente com este relatório da Ondas. Se não houver comprometimento dos órgão nas três instâncias ( federal, estadual e municipal ) pra recuperar as fontes de águas existentes , nada será resolvido neste sentido. E a humanidade terá que ter mais complacência no uso da água , na geração de Residuos Sólidos, na poluição das águas, solos e ar. E ter piedade com o as pessoas empobrecida , que não tem acesso garantido a água, e restaurarem os ecossistemas aquáticos. Não dá pra aceitar a evolução da humanidade e da tecnologia , com sistemas de esgotamentos inadequados ou lançamento de esgotos sem tratamentos qualificados. Ou seja jogar esgoto sem nenhum tratamento nos rios, lagos, etc . Em particular, pra mim é viver na época das cavernas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *