ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS exige respeito à democracia, aos direitos humanos e à Constituição

A Coordenação Geral do ONDAS emitiu seu posicionamento sobre o momento que o País atravessa:

ONDAS EXIGE RESPEITO À DEMOCRACIA, AOS DIREITOS HUMANOS E À CONSTITUIÇÃO

O Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS – foi fundado para defender e ampliar os direitos humanos à água e ao saneamento ao povo brasileiro.

Por isso, não assistiremos pusilânimes ao enterro da nação e dos direitos do seu povo promovido pelo governo Bolsonaro enquanto as mortes pelo novo Coronavírus crescem exponencialmente, especialmente entre as camadas pobres e mais vulneráveis da população.

A inação no desenvolvimento de um programa emergencial assegurando o acesso à água para minorar o impacto da pandemia nos bairros populares e periferias das cidades brasileiras, só tem paralelo na omissão ao atendimento das populações do campo, das águas e das florestas.

Água, alimento, atenção à saúde e renda mínima para todos são essenciais para reduzir o elevado preço em vidas humanas que a pandemia está cobrando da sociedade brasileira, sobretudo dos pobres, das negras e negros e dos povos originários e das comunidades tradicionais.

A continuidade do projeto autoritário de Bolsonaro e seus seguidores condena à morte milhares de brasileiras e brasileiros tanto pela pandemia quanto pela crise econômica que se aprofunda sem que o governo federal mostre qualquer sensibilidade ou intenção de reduzir seus danos sociais.

Ao contrário.

À luta daqueles que se organizam para reivindicar seus direitos, o governo Bolsonaro responde com intimidação violenta.

Ao agravamento da crise sanitária realçado pelos sucessivos recordes de mortes pela Covid-19, Bolsonaro responde com seguidos ataques contra a democracia e a Constituição, semeando ódio, estimulando o armamento dos radicais e das milícias e tentando atrair setores das Forças Armadas e das Polícias Militares para seu projeto autoritário.

Estamos com a democracia em risco, trilhando no caminho da catástrofe social e econômica e, mais uma vez, os setores mais vulneráveis da população pagarão com suas vidas e com o rebaixamento ainda maior das suas condições de vida.

O governo Bolsonaro age contra a nação e contra os direitos do povo brasileiro.

Por isso, o ONDAS se une a todxs que clamam por direitos e lutam por justiça e democracia!

Nenhum direito a menos! Fora Bolsonaro!

Brasília, 17 de junho de 2020.

Coordenação Geral do ONDAS

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *