ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Plenária Rumo ao FAMA 2022 será em 16 de fevereiro

Na quarta-feira (9/2) foi realizada mais uma reunião preparatória para participação do Brasil no FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água, a ser realizado entre os dias 22 e 25 de março, em Dakar, no Senegal. Representantes de entidades e movimentos sociais que defendem o princípio “Água é direito, não mercadoria” avançaram no debate da programação de atividades e chamamento.

As sugestões de temas a serem debatidos/apresentados nas atividades da participação brasileira devem fazer reflexão sobre: espiritualidade, transversalidade, centralidade e essencialidade da água para todas as formas de vida do planeta; privatização dos serviços de saneamento e seus impactos na garantia dos direitos humanos; riscos de “captura da água” por agentes privados, considerando projeto de lei que cria o mercado da água, de iniciativa do governo federal do Brasil; impactos do colapso climático, entre outros. Haverá um esforço, por parte da coordenação da equipe brasileira, para envolver a participação de representantes de países da América Latina que também enfrentam os impactos das mudanças climáticas e a privatização da água em seus territórios. A intenção ainda é fazer uma conexão África e Brasil no contexto da pandemia da Covid 19 e na questão da dificuldade do cesso à água e ao saneamento.

➡️ No dia 16 de fevereiro, às 17h, está agendada a realização de uma Plenária, em formato virtual, onde será apresentada uma proposta de  programação e o documento “Chamamento ao FAMA 2022”.
Link para a Plenária (16/2) – Plataforma Zoom: – https://us02web.zoom.us/j/82505526211?pwd=WFdUUWVYc3hTQWtnSHFRSGRvanVKQT09
ID da reunião: 825 0552 6211
Senha de acesso: 343889

➡️ É possível acompanhar as atividades e ações do FAMA 2022 internacional pelo site: https://www.fame2022.org/en/ (em inglês, espanhol e francês) e Facebook: https://www.facebook.com/FAME2022

Leia também:
. Todas as notícias do site do ONDAS sobre o FAMA 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *