ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

População em situação de rua em Juiz de Fora conta com pontos de água potável pela cidade

Em Juiz de Fora (MG), um projeto da Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) garante à população em situação de rua água potável em sete pontos da cidade. Júlio César Teixeira, diretor da Companhia, explica que a ideia surgiu principalmente a partir da necessidade da higienização das mãos durante a pandemia.

“Na cidade, temos uma população em situação de rua estimada em 1.600 pessoas dentro de um universo de 575 mil habitantes. Dividimos a cidade em regiões e escolhemos as praças mais acessadas por essas pessoas para a instalação dos pontos”, explica Júlio.

Segundo ele, nesses pontos foram instaladas tubulação e uma torneira, que acaba sendo utilizada também pelas pessoas que sentem sede e que, até então, não tinham um lugar público onde pudessem beber água.

Júlio ainda explica que há todo um cuidado da população em situação de rua com os pontos de água potável. “As pessoas que fazem uso desses locais não costumam deixar as torneiras abertas. Sempre há a preocupação de fechá-las depois do uso”.

Em breve, a Cesama vai instalar, debaixo da alça de um viaduto da cidade, um container de aço com cinco vasos sanitários, cinco chuveiros e quatro máquinas de lavar também para uso da população em situação de rua. Dessa forma, Júlio explica que Juiz de Fora dará mais um passo na garantia do direito humano à água potável e ao esgotamento sanitário, defendido pelo ONDAS.

“Foi através do conhecimento das propostas divulgadas pelo ONDAS que a cidade deu partida nesse projeto de disponibilizar água tratada e, em breve, banheiros para a população mais necessitada de Juiz de Fora”, conclui Júlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *