ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

PL 3261/19

Destaques – 14 a 19 de julho de 2019


. PL 3261/19 em tramitação na Câmara dos Deputados

Nos últimos dias, a Câmara dos Deputados está com sua atenção voltada exclusivamente para votar a reforma da Previdência, que causa imensos prejuízos aos trabalhadores, e deixou, por hora, de lado o PL 3261/19, que revisa o marco legal do saneamento.

No entanto, é sabido que esse PL deverá voltar à pauta do parlamento logo após o recesso parlamentar que se inicia no dia 18 de julho.  Tanto é verdade que os defensores da privatização do saneamento estão se articulando aqui e no exterior.

Na quinta-feira (11 de julho), o governador de São Paulo João Dória, em viagem a Londres (Inglaterra), afirmou ao canal de televisão da Bloomberg que a privatização é a melhor opção para a Sabesp (companhia de saneamento de São Paulo): “É a maior empresa (de saneamento) da América Latina. Estamos convencidos que é a melhor maneira…Esperamos levantar quase 20 bilhões”.

Clique aqui para ler a posição do ONDAS sobre o PL 3261.


. Curso de Especialização: Política y gestión del agua y de los servicios básicos de agua y saneamento
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização sobre política e gestão dos serviços de água e saneamento promovido em Acordo de Cooperação entre a Rede WATERLAT-GOBACIT e a ISP – Internacional de Serviços Públicos. O apoio é do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores do Oeste (ITESO), da Universidade Jesuíta de Guadalajara, Jalisco, México, que concederá o Certificado de Especialização aos candidatos aprovados.

O objetivo geral do curso é contribuir para fortalecer o conhecimento sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos trabalhadores em empresas públicas, comunitárias ou cooperativas, departamentos governamentais e usuários da água e serviços básicos.

O curso destina-se a trabalhadores de:
a) empresas públicas, comunidades ou cooperativas de serviços de água e saneamento;
b) entidades públicas relacionadas à água (agências reguladoras, departamentos governamentais, etc.); ou
c) organizações da sociedade civil que operam no setor (associações públicas ou comunitárias ou cooperativas de prestadores de serviços de água e saneamento, associações de usuários, etc.).

Para mais informações, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *