ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

1ª edição do curso em Saneamento Rural e DHAS encerra com a capacitação de 67 alunas(os) no tema

Em 5 de julho aconteceu o último encontro do Curso de Extensão “Saneamento Rural e os Direitos Humanos a Água e ao Saneamento”, promovido pelo ONDAS sob coordenação pedagógica da Prof. Sonaly Rezende, da UFMG, e Conselheira do ONDAS.

A operacionalização das atividades contou com os trabalhos técnicos de Renata Furigo, coordenadora-geral do ONDAS, Ricardo Moretti, do Conselho de Orientação, e Thaissa Jardim, coordenadora de Assuntos da Juventude. Foram realizados 11 encontros interdisciplinares, desenvolvidos por professores altamente capacitados, oriundos de universidades, instituições de pesquisa, serviços de saneamento e escritórios técnicos.

O curso teve aulas que abordaram os marcos históricos do saneamento rural no Brasil, os paradigmas de ruralidades e os aspectos políticos, socioeconômicos, ambientais, culturais e demográficos. Questões de planejamento, regulação e prestação dos serviços também foram trazidas para o debate. Gestão, tecnologia e educação – tripé fundamental definido no Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) para o sucesso das ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas de chuva foram analisadas tanto em função das definições do próprio PNSR como por experiências práticas trazidas pelos professores. Os alunos também tiveram a oportunidade de refletir sobre as vulnerabilidades que atingem das populações do campo, das florestas e das águas, e sobre as violações dos direitos humanos à água e ao saneamento que ocorrem no Brasil.

Nos módulos finais foi a vez dos alunos trazerem suas reflexões, experiências e pesquisas sobre saneamento rural, no formato de vídeos e textos, e sob orientação dos professores do curso. Nesses 2 meses e meio, alunos e professores puderam se conhecer e dialogar abertamente sobre os temas mais variados que envolvem saneamento rural e os direitos humanos a água e ao saneamento. Os vídeos dos trabalhos serão oportunamente divulgados no site e no canal do ONDAS no YouTube.

Ficha Técnica:

Curso de Extensão em Saneamento Rural e DHAS – 40 horas

Coordenação geral: Renata Furigo, Thaissa Jardim, Ricardo Moretti, Sonaly Rezende

Coordenação Pedagógica: Prof. Dra. Sonaly Rezende

Professores participantes: Adriano Tonetti (Unicamp), Alexandre Pessoa (Fiocruz), Cristina Brandão (UnB), Isabel Figueiredo (CATI – SP), Izabel Andrade (Escola Superior Dom Helder Câmara), Nathalia Roland (UFJF), Priscila Conceição (UTFPR), Priscila Moura (UFMG), Renata Furigo (SAAE Mogi Mirim), Ricardo Moretti (UnB), Sonaly Rezende (UFMG), Thaissa Jardim (Assessoria Técnica Independente de Comunidades Atingidas por Barragens), Vania Neu (UFRAM), Wladimir Ribeiro (Manesco Sociedade de Advogados)

Secretaria: Flavia Fiot

Mediação: Fernanda Deister, Gabriela Capobiango, Paula Laranja, Tarcisio Couto, Thaissa Jardim

Curso promovido pelo Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento, entre os dias 19 de abril e 05 de julho de 2023 pela Plataforma Zoom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *