ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

3º Relatório (Léo Heller): Direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário

agua potavel

Terceiro relatório produzido pelo Professor Léo Heller, Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água Potável e ao Esgotamento Sanitário – texto inédito em português.

RESUMO
O presente relatório complementa o primeiro relatório e o segundo relatório do Relator Especial sobre a realização dos direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário.
O Relator Especial apresenta este relatório sobre o princípio da responsabilização no contexto da realização dos direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário, em conformidade com a resolução 33/10 do Conselho de Direitos Humanos. No relatório, ele analisa o conceito de responsabilização com base em três dimensões: papéis, responsabilidade e padrões; apresentação de explicações e justificativas; e conformidade por meio da executoriedade. Também fornece orientação e exemplos de como os titulares de direitos podem responsabilizar os Estados e outros atores importantes por garantir o gozo dos direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário e por suas ações, omissões e decisões que afetem a realização desses direitos.

Clique no link para ler o relatório completo em português:

▶ Léo Heller – TERCEIRO Relatório – Direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário

Confira todos os relatórios já publicados pelo ONDAS (em português), clique aqui. 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *