ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

5º Relatório (Léo Heller): Direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário

Quinto relatório produzido pelo Professor Léo Heller, Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água Potável e ao Esgotamento Sanitário – texto inédito em português.

O presente relatório complementa o primeiro, segundo, terceiro e quarto relatórios do Relator Especial sobre a realização dos direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário.

RESUMO
Neste relatório, o Relator Especial concentra a atenção nos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário das pessoas deslocadas involuntariamente, em especial dos deslocados internos, refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes em situações vulneráveis, enquanto estão de passagem, nas fronteiras, no local de recepção e no destino.

Léo Heller analisa a situação de acesso dessas pessoas à água e ao esgotamento sanitário, da perspectiva dos direitos humanos, aplicando o conteúdo normativo dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário, e os princípios de direitos humanos de participação, igualdade e não discriminação, sustentabilidade, realização progressiva e acesso aos recursos.

Clique no link para ler o relatório completo em português:

▶ Léo Heller – QUINTO Relatório – Direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário


Confira todos os relatórios já publicados pelo ONDAS (em português), clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *