ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Água: mercado de futuros convida especuladores e ameaça direitos humanos básicos, diz especialista da ONU

Especialista da ONU em água e direitos humanos expressou preocupação com a criação do primeiro mercado futuro de água do mundo, dizendo que isso poderia atrair a especulação de financistas que a negociariam como outras commodities como ouro e petróleo 

No último dia 7 de dezembro, o CME Group lançou o primeiro contrato futuro de água do mundo para comercialização com o objetivo de ajudar os usuários de água a gerenciar os riscos e melhor equilibrar as demandas concorrentes de abastecimento e demanda de água em meio à incerteza que secas severas e inundações trazem para a disponibilidade de água . O novo contrato futuro de água permite que compradores e vendedores negociem um preço fixo pela entrega de uma quantidade fixa de água em uma data futura.

“Não se pode atribuir valor à água como se faz com outras commodities comercializadas”, disse Pedro Arrojo-Agudo. “A água pertence a todos e é um bem público. Está intimamente ligado a todas as nossas vidas e meios de subsistência, e é um componente essencial para a saúde pública”, afirmou, destacando a importância do acesso à água no combate à pandemia COVID-19.

“A água já está sob extrema ameaça de uma população crescente, demandas crescentes e grave poluição da agricultura e da indústria de mineração no contexto do agravamento do impacto das mudanças climáticas”, disse o Relator Especial sobre os direitos humanos à água potável e saneamento. “Estou muito preocupado que a água agora esteja sendo tratada como ouro, petróleo e outras commodities que são negociadas no mercado futuro de Wall Street.”

Além de fazendeiros, fábricas e empresas de serviços públicos em busca de preços fixos, esse mercado futuro também pode atrair especuladores como fundos de hedge e bancos para apostar nos preços, repetindo a bolha especulativa do mercado de alimentos em 2008.

“Neste contexto, o risco é que os grandes players agrícolas e industriais e as grandes concessionárias sejam os que podem comprar, marginalizando e impactando o setor vulnerável da economia como, por exemplo, os pequenos agricultores”, disse Arrojo-Agudo.

“A água é, de fato, um recurso vital para a economia – tanto para os grandes quanto para os pequenos participantes – mas o valor da água é maior do que isso. A água tem um conjunto de valores vitais para a nossa sociedade que a lógica do mercado não reconhece e, por isso, não consegue gerir de forma adequada, muito menos num espaço financeiro tão sujeito à especulação”, disse Arrojo-Agudo.

“Embora haja discussões globais em andamento sobre os valores ambientais, sociais e culturais da água, a notícia de que a água será negociada no mercado de futuros de Wall Street mostra que o valor da água, como direito humano básico, está agora sob ameaça.”

O direito humano à água potável foi reconhecido pela primeira vez pela Assembleia Geral da ONU e pelo Conselho de Direitos Humanos em 2010.

_________________________________

O Perito: O Sr. Pedro Arrojo-Agudo (Espanha) é o Relator Especial sobre os direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário, nomeado em setembro de 2020. É Professor Emérito de Análise Econômica da Universidade de Zaragoza e anteriormente atuou como um membro eleito do Parlamento espanhol durante a sua décima primeira e décima segunda legislaturas de 2016 a 2019.

Os Relatores Especiais, Peritos Independentes e Grupos de Trabalho fazem parte do que é conhecido como Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos. Procedimentos Especiais, o maior corpo de especialistas independentes no sistema de Direitos Humanos da ONU, é o nome geral dos mecanismos independentes de averiguação e monitoramento do Conselho que tratam de situações específicas de países ou questões temáticas em todas as partes do mundo. Os especialistas em Procedimentos Especiais trabalham de forma voluntária; eles não são funcionários da ONU e não recebem um salário por seu trabalho. Eles são independentes de qualquer governo ou organização e atuam em sua capacidade individual.

Fonte: ONU
➡ Leia notícias sobre o assunto:
.
Chamada urgente do Relator Especial sobre os direitos humanos à água potável e ao saneamento

. Água vira investimento e começa ser negociada em contratos futuros na Nasdaq
California Water Futures Begin Trading Amid Fear of Scarcity
O que significa a água começar a ser cotizada no mercado de futuros de Wall Street?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *