ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Água vira investimento e começa ser negociada em contratos futuros na Nasdaq

A água se juntou ao ouropratapetróleo e outras commodities e começou a ser negociada em contratos futuros na bolsa americana Nasdaq no início desta semana. Conforme revelou a Bloomberg, a criação do produto aconteceu pelo aumento das preocupações com a possível escassez do recurso natural ao redor do mundo.

De acordo com Tim McCourt, head global de índices e investimentos alternativos do CME Group, detentora dos contratos, dois bilhões de pessoas vivem em países com problemas de acesso à água e quase dois terços da população mundial poderá sofrer com a falta de seu abastecimento dentro de quatro anos. “A ideia de gerenciar riscos associados à água certamente ganhou importância”, afirmou McCourt, à agencia de notícias.

Agora, grandes consumidores do recurso, como fazendeiros e concessionárias de energia elétrica, poderão se proteger da flutuação do preço do líquido e também medir sua disponibilidade no mercado. Já os investidores poderão apostar contra ou a favor da volatilidade em busca de lucros.

Os contratos são indexados ao índice Água Nasdaq Veles Califórnia (NQH2O), que estabelece um número de referência semanal do preço do direito à commodity. Este mercado é avaliado em US$ 1,1 bilhão apenas no condado no oeste dos EUA.

Os futuros são trimestrais e com disponibilidade até 2022. Quem fizer o investimento não vai receber o recurso físico, mas uma garantia que detém um certo volume do recurso. Cada futuro representa 3,26 milhões de galões ou 10 acres-pés de água (12,3 milhões de litros).

Em seu primeiro pregão, na segunda-feira (7), foram transacionados dois contratos, a US$ 4.960 cada. “Estou muito contente que tivemos operações. O número de negociações parece rápido como um relâmpago para mim”, disse Clay Landry, diretor da WestWater Research, consultoria que fornece dados para calcular o NQH2O, à Bloomberg.
fonte: Einvestidor – Estadão

LEIA TAMBÉM:
Chamada urgente do Relator Especial sobre os direitos humanos à água potável e ao saneamento

Confira outras notícias sobre o assunto:
. California Water Futures Begin Trading Amid Fear of Scarcity
O que significa a água começar a ser cotizada no mercado de futuros de Wall Street?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *