ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Ato político cultural – “30 anos de lutas: a força dos atingidos e atingidas”

Na terça-feira (16 de março), será realizado ato político cultural com o tema “30 anos de lutas: a força dos atingidos e atingidas”, para celebrar as três décadas do Movimento dos Atingidos por Barragens, marcadas por lutas e conquistas. O ato, no formato virtual, ocorrerá às 19 horas, com transmissão pelas redes sociais do MAB.

Nestes 30 anos, o MAB passou a aprofundar o debate sobre os temas relacionados aos impactos dos grandes empreendimentos na vida das comunidades rurais e urbanas e as consequências para o meio ambiente. Além disso, ao longo do tempo, os atingidos puderam consolidar propostas para um projeto energético popular para o Brasil.

É com muita alegria que o ONDAS cumprimenta o MAB pelos seus 30 anos de existência e de luta. Temos nesse movimento um grande parceiro. A luta do MAB se coaduna com a luta do ONDAS na defesa dos direitos humanos, contra as desigualdades e todas as formas de privatização e mercantilização dos bens naturais, entre eles a água.
Vida longa ao MAB e a suas lutadoras e lutadores!
Água e Energia não são mercadorias!

Confira a programação das atividades do MAB: 
Em caráter comemorativo, os atingidos também irão realizar diversas ações ao longo do ano para marcar a data. Os encontros, de forma virtual, é uma forma de ampliar a formação sobre os temas vinculados ao modelo energético. Haverá uma série de seminários e um programa intitulado “Ciranda Universitária” que irá reunir estudantes e professores universitários. As mulheres atingidas também irão realizar exposições virtuais das peças das Arpilleras; além de outras manifestações culturais ao longo do ano.

▪️ Ato Político Cultural – “30 anos de lutas: a força dos atingidos e atingidas” – Dia 16 de março, 19h.

▪️ Mulheres Atingidas em Luta – debates e exposições virtuais sobre o processo organizativo com a técnica das Arpilleras – abril a dezembro.

▪️ Seminários “O Modelo Energético Brasileiro” – debates internacionais e regionais sobre o tema – maio a outubro.

▪️ Programa “Ciranda Universitária” – aulas sobre modelos energéticos, conceito de atingidos e desafios do Projeto Energético Popular. Público-alvo: pesquisadores, estudantes e professores – agosto e setembro.

▪️ Valorização da produção cultural dos atingidos por barragens: resgate e novas produções das diversas expressões culturais da luta das populações atingidas com lives e vídeos de apresentações artísticas – março a dezembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *