Câmara Federal homenageia com Prêmio Lúcio Costa o secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva

O secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva, foi o escolhido na categoria Personalidade na área de saneamento na edição 2021 do Prêmio Lucio Costa, em votação pelos deputados que integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (22/9). O prêmio é concedido anualmente como reconhecimento à atuação de entidades e personalidades nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação.

Edson que também é assessor de saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, nos últimos anos, tem sido um dos principais expoentes na luta em defesa do saneamento público no país, articulando entidades de sociedade civil, movimentos populares, sociais e sindical, em defesa do lema: “Água é Direito – Não Mercadoria”; e em um trabalho constante contra a privatização do saneamento.

De forma conjunta, os membros da coordenação do ONDAS parabenizam o seu secretário-executivo pelo Prêmio, que foi entusiasta e um principais responsáveis pela fundação do Observatório. Ao longo dos últimos anos, Edson tem feito um trabalho de informação e formação, em seminários, debates, aulas, para trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e populares, sempre destacando a importância do direito humano à água e ao saneamento.

Pedro Blois, presidente da FNU, também enfatiza o trabalho de Edson como “agente fundamental de articulação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, debatendo e propondo emendas à Lei 14.026/2020, que alterou o Marco Legal do Saneamento, com vistas à defesa do direito universal do saneamento a toda população brasileira”.

Edson Aparecido da Silva é mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC; foi coordenador do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA, realizado em Brasília, em 2018, e coordenou a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA.

A premiação está prevista para acontecer em 10 de novembro, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Sindiágua-RS também é agraciado
Para a categoria Entidades na área de saneamento, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio  Grande do Sul – Sindíágua-RS – foi o vencedor.

A entidade, presidida atualmente por Arilson Wunsch, representa os empregados da CORSAN, empresa estatal gaúcha do saneamento, e que, em 35 anos de existência, tem se destacado pela defesa não só dos interesses da categoria que representa, mas também dos direitos da população à água e saneamento de qualidade. Notadamente nos últimos anos, e mais especificamente em 2020/2021 quando mais uma vez tentam privatizar a CORSAN, o Sindiágua-RS lidera o Fórum em Defesa da Água e do Saneamento, entidade de mobilização que congrega dezenas de sindicatos, associações e a sociedade civil gaúcha, bem como faz uma incansável incursão em todo o Estado do RS esclarecendo prefeitos, vereadores e a sociedade dos malefícios da privatização da água e se posicionando firmemente contra a privatização da CORSAN.

Ao se acompanhar o trabalho do Sindiágua-RS é notadamente clara a concepção de que a luta sindical não é uma mera luta corporativa, centrada apenas nos benefícios dos membros da categoria, mas que perpassa por todas às reivindicações em defesa dos direitos e qualidade de vida da sociedade em geral.

Conheça todos agraciados como o Prêmio Lucio Costa – edição 2021:
CATEGORIA PERSONALIDADE:
. ÁREA DE HABITAÇÃO: Jorge Fontes Hereda (homenagem póstuma)
. ÁREA DE SANEAMENTO: Edson Aparecido da Silva
. ÁREA DE MOBILIDADE: Mirella Prosdócimo

 CATEGORIA ENTIDADES:
. ÁREA DE HABITAÇÃO: Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea
. ÁREA DE SANEAMENTO: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio Grande do Sul.
. ÁREA DE MOBILIDADE: Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos.

HISTÓRICO
O Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação é uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O prêmio, instituído pela resolução nº 8/2015, de 1º de janeiro de 2015, é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a três entidades e a três personalidades que desenvolvem trabalhos meritórios voltados para a melhoria de vida nas metrópoles brasileiras.

O nome da premiação faz homenagem ao urbanista, arquiteto modernista e grande idealista Lúcio Costa, que foi reconhecido mundialmente pelo projeto do plano piloto de Brasília. Falecido em 1998, Lúcio Costa se firmou como pioneiro da arquitetura urbana moderna no Brasil.

Compartilhe nas Redes

4 comentários em “Câmara Federal homenageia com Prêmio Lúcio Costa o secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva”

  1. É o reconhecimento de um trabalho fantástico que o Edson vem realizando em defesa do saneamento.
    Parabéns! Merecidos a homenagem e o prêmio recebido.

  2. Luiz Roberto Santos Moraes

    Prêmio mais que merecido pelo trabalho permanente que Edson vem realizando ao longo dos anos em defesa intransigente do saneamento básico para todos/as e de qualidade! Parabéns meu caro Edson!

  3. Luiz Alexandre Lara

    Tiro o chapéu para esse homem e esse ser humano da melhor qualidade. O Edson é daquelas pessoas que fazem a diferença nos lugares onde atua. Seu compromisso – de uma vida inteira – com a questão do saneamento, num país onde esse tema é relegado pelos administradores, explorado pelo “capital” mas, que tanta falta faz à grande maioria de nossa população. O Edson demonstra como algumas personagens são imprescindíveis. Abraço querido Edison! Xande

  4. Alex Moura de Souza Aguiar

    Parabéns ao companheiro Edson. Seu engajamento e sua disposição em ajudar e motivar aqueles com quem compartilha as atividades, em especial no ONDAS, realmente fazem de você essa personalidade, reconhecida através desse prêmio, claro, mas principalmente pelo respeito e admiração de todos que têm a honra de conhece-lo. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *