ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Carta aberta ao presidente Lula: o financiamento do setor de saneamento no Brasil

O ONDAS, a FNU e a FENATEMA têm se empenhado em analisar as consequências negativas do atual esquema de financiamento do setor de saneamento no Brasil e notadamente as atuações do BNDES, CEF e Conselho Monetário Nacional (CMN).

Deste empenho resultou a “Carta Aberta ao Presidente Lula”, na qual são formuladas propostas que visam fortalecer o papel do Estado, os prestadores públicos dos serviços de saneamento e das instituições financeiras da União na universalização do acesso aos serviços de saneamento e na garantia dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento.

Confira aqui a carta e a lista de entidades que fizeram sua adesão.

10 comentários em “Carta aberta ao presidente Lula: o financiamento do setor de saneamento no Brasil”

  1. fortalecer o papel do Estado e das instituições financeiras na universalização do acesso aos serviços de saneamento e na garantia dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento é investimento em saúde e em povo produtivo e feliz.

  2. Luiz Roberto Santos Moraes

    Presidente Lula, como o senhor é um homem de palavra, nunca esqueça o que falou em entrevista à TVE/CE durante a pré-campanha à PR na última eleição: “Água tratada é de responsabilidade do Estado, pois é o Estado que tem que garantir a vida e a saúde do povo, cuidando do saneamento básico, fazendo a coleta correta e tratando antes de jogar no rio ou no mar. Qual é o empresário que vai fazer isso sem rentabilidade? Por isso que SOU CONTRA PRIVATIZAR A ÁGUA E O SANEAMENTO BÁSICO, por que a saúde do povo depende disso. Isso é obrigação do Estado e tem que ser barato para o povo”. Logo seu atual governo necessita urgentemente mudar o esquema de financiamento da área de Saneamento no Brasil e notadamente as atuações privatistas do BNDES, CEF e Conselho Monetário Nacional (CMN)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *