ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Coluna sobre a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado no site Mídia Ninja

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado tem uma coluna exclusiva no site da Mídia Ninja. O espaço traz informações e reflexões sobre a defesa do Cerrado e seus povos, e as iniciativas da Campanha nesse sentido, incluindo sua atuação no Tribunal Permanente dos Povos em Defesa dos Territórios do Cerrado (TPP), que chegou ao Brasil em 2021 para julgar os crimes de Ecocídio contra o Cerrado e de genocídio cultural de seus povos cometidos por empresas privadas e Estados nacionais e estrangeiros.

Na coluna de estreia, a Campanha traz um texto de Maiana Maia sobre a primeira audiência temática do TPP, a Audiência das Águas, realizada de modo virtual nos dias 30/11 e 01/12 de 2021. A audiência apresentou seis dos 15 casos analisados pelo Tribunal. Em todos eles estão evidentes a apropriação privada e a contaminação das águas do Cerrado pela mineração e agronegócio.

Maiana Maia, que é membro da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e compõe o grupo nacional de assessoria da Ong FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), apresenta em seu texto as três forças-correntezas – dor, indignação e admiração –  que guiaram os depoimentos de representantes de comunidades tradicionais durante a audiência, e também a escuta atenta do júri do TPP.

➡️Clique aqui para ler o texto e acompanhar a coluna na Mídia Ninja
Dor, indignação e admiração: forças-correntezas presentes na Audiência das Águas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *