ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Cortar água para Gaza é crime de guerra

The Guardian em 19/10/2023

_____________________

CORTAR ÁGUA PARA GAZA É CRIME DE GUERRA

Governos ocidentais devem denunciar crime de guerra hídrica de Israel e pedir cessar-fogo, dizem Lyla Mehta e Alan Nicol

Estamos chocados ao ler sobre a situação crítica reinante em Gaza desde que Israel desligou o fornecimento de água para a Faixa de Gaza há mais de uma semana. Os serviços de saneamento entraram em colapso, incluindo a última usina de dessalinização de água do mar em funcionamento em Gaza. Com a água  potável acabando (Relatório, 17 de outubro), mais de 2 milhões de pessoas estão em risco e estão tendo que beber água suja, com riscos crescentes de doenças, desidratação e morte.

A água é um direito humano básico, e negar esse direito viola  o Direito Internacional Humanitário e as convenções de Genebra, constituindo um crime de guerra, de acordo com especialistas da ONU. Os bombardeios incessantes também levaram mais de um milhão de pessoas a fugir de suas casas, sem acesso a água e comida. Israel afirma que restaurou a água no sul de Gaza, e a abertura da passagem de Rafah do Egito para assistência humanitária é significativa, embora 20 caminhões não seja muito. No entanto, sem combustível e eletricidade, a água limpa não pode ser bombeada no território de Gaza.

Condenamos inequivocamente as atrocidades cometidas pelo Hamas em Israel. Embora Israel tenha direito à autodefesa, a punição coletiva agora aplicada às pessoas em Gaza está levando a deslocamentos em massa, alto número de mortes e sofrimento sem precedentes. Isso só intensifica a história de 75 anos de opressão de Israel aos palestinos. Estamos igualmente consternados com o fato de o Reino Unido, os EUA e a UE serem aparentemente cúmplices do seu silêncio quase completo sobre esta questão, apesar do reconhecimento global da água como um direito humano.

Os governos ocidentais devem denunciar o crime de guerra hídrica de Israel e pedir um cessar-fogo para evitar a perda de mais vidas israelenses e palestinas. Apelamos a Rishi Sunak, Keir Starmer, à UE e aos EUA para que se concentrem na paz e na diplomacia e no regresso dos reféns, e na construção de canais diplomáticos em vez de procurarem apenas respostas militares.

A água em Gaza e na Cisjordânia está há muito tempo sob controle israelense devido à ocupação. Os recentes desenvolvimentos tornaram-na uma arma de guerra, e isso tem de acabar imediatamente.


Prof. Lyla Mehta

Instituto de Estudos de Desenvolvimento, Universidade de Sussex,

Dr. Alan Nicol

Pesquisador em política internacional da água


Carta publicada pelo Guardian em: https://www.theguardian.com/world/2023/oct/19/cutting-off-water-to-gaza-is-a-war

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *