ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Entidades discutem pauta para o FAMA 2022 no Senegal

Em 2 de fevereiro, mais de 20 representantes de entidades e movimentos sociais que defendem o princípio “Água é direito, não mercadoria”, estiveram reunidos para discutir a participação do Brasil no FAMA 2022 – Fórum Alternativo Mundial da Água, que acontecerá em paralelo ao FMA – Fórum Mundial da Água (o “Fórum das Corporações”), entre os dias 22 e 25 de março, em Dakar, capital do Senegal. A cada três anos, o Conselho Mundial da Água, convoca o FMA para discutir questões globais de política hídrica. Essas reuniões garantem a corporações como Véolia, Suez, Nestlé e Coca-Cola, lugar privilegiado na tomada de decisões sob o pretexto de que podem resolver os problemas hídricos do mundo. Ao mesmo tempo, por quase duas décadas, os movimentos por justiça hídrica se unem para denunciar a ilegitimidade deste fórum empresarial e criaram o FAMA – ou FAME em francês. O primeiro FAMA foi realizada em Quioto em 2003 e o mais recente foi em Brasília, em 2018.

Durante a reunião, conduzida pelo secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva, foram debatidas ideias e propostas apresentadas pelas entidades para uma efetiva participação do Brasil. Entre as propostas está a formatação de mesa de debates internacional, com destaque para países da América Latina(AL), tendo como ponto central o tema da privatização e mercantilização da água em atual processo no Brasil, bem como os impactos do provocados pelo agronegócio, mineração e mudanças climáticas na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Um outra proposta é a realização de atividades que denunciem a violação de direitos humanos em países da AL e africanos de língua portuguesa. As entidades voltarão a se reunir nos próximos dias para continuar na formulação das ações e atividades rumo ao FAMA 2022.

ATUALIZAÇÃO EM 9/2/2022
Próxima reunião em 9 de fevereiro, às 17 horas, de caráter aberto, ou seja, aquelas entidades que quiserem se incorporar, se sintam convidadas.
Plataforma Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/86394588471?pwd=blB6WmNwMndrK0ZaR1FRQ2VXWFhEdz09
ID da reunião: 863 9458 8471
Senha de acesso: 370574

Entidades representadas na reunião de 2 de fevereiro:
Associação Brasileira de Agroecologia – ABA; Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES DF; Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA; Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU; Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM; Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE; Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental – Núcleo RJ; Fórum Popular da Natureza – FPN; Instituto Água e Saneamento – IAS; Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental – PROAM; Núcleo de Educação Ambiental da UFSC; Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre; Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS; REBEA – Rede Brasileira de Educação Ambiental; Rede de Mulheres Ambientalistas da América Latina – Elo Brasil; Sindicato dos Urbanitários do Maranhão – STIU – MA; Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental; Universidade de Brasília – UNB; Universidade Federal do ABC – UFABC; Universidade Federal Rural da Amazônia. A Federação Nacional dos Urbanitários – FNU; Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB; e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil-APIB – justificaram a ausência.

Coordenação para tratar dos encaminhamentos (aberta)
• ABRA – Associação Brasileira da Reforma Agrária
• FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional
• FNU – Federação Nacional dos Urbanitários
• Gilberto Nascimento – ABES/DF
• Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre
• ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento
• PROAM -Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental
• Rodrigo de Pinho

➡️ É possível acompanhar as atividades e ações do FAMA 2022 pelo site: https://www.fame2022.org/en/ (em inglês, espanhol e francês) e Facebook: https://www.facebook.com/FAME2022

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *