ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Experiências da (In)Segurança Hídrica no Brasil

Organizado por Jader Santos, Vanessa Empinotti, Paula Tomaz e Wendy Jepson, este livro sintetiza o esforço de uma equipe numerosa e qualificada na abordagem da escassez de água e da distribuição desigual de recursos hídricos como desafios emergentes que afetam o desenvolvimento humano em escala global. Esses problemas não apenas comprometem o acesso à água potável, mas também têm impactos significativos na saúde pública, na segurança alimentar e no desenvolvimento socioeconômico. As dificuldades relacionadas ao acesso à água segura, confiável e a um custo acessível frequentemente atingem com maior intensidade os segmentos populacionais mais vulnerabilizados, amplificando desigualdades sociais e econômicas.

Entre os autores e autoras estão integrantes do ONDAS: Ana Lucia Britto, Edson Aparecido da Silva, Luciana Nicolau Ferrara, Patricia Finamore Araújo, Rayssa Saidel Cortez e Suyá Quintslr.

O último capítulo do livro aborda a “Mobilização Social e a Luta pela Garantia dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário”. Nele, Edson Aparecido da Silva faz um resgate do processo de lutas iniciado em janeiro de 2015, com a criação do Coletivo de Luta pela Água em São Paulo, durante a crise hídrica, passando pelo FAMA, em 2018, e culminando na criação do ONDAS, em 2019. É, portanto, uma iniciativa ímpar de registrar essa história tão simbólica de luta e resistência dos movimentos sociais e populares, do campo e da cidade, no Brasil e em outros países da América Latina.

▶ Clique aqui para acessar o livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *