ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Fórum Social das Resistências: denúncia, criação e luta por justiça e transformação social

ASSEMBLEIA DE CONVERGÊNCIAS CONTRA A FOME E PELA VIDA dia 28/1, às 14h – O ONDAS estará representando por seu coordenador-geral, Marcos Montenegro

O Brasil e o mundo vivem um período de crises sucessivas que têm produzido efeitos trágicos para a vida das pessoas, sobretudo, penalizando as mais pobres e vulneráveis.

Diante deste preocupante cenário, várias organizações e instituições participam do Fórum Social das Resistências 2022, que acontecerá por meio de plataforma virtual, desta quarta-feira (26 de janeiro) até sábado (29), em primeira etapa. A segunda etapa será presencial e está prevista para ser realizada em abril, em Porto Alegre.

O Fórum Social das Resistências 2022 estava programado para ser realizado agora em janeiro e presencialmente em uma única etapa, mas em função do agravamento da pandemia parte das agendas presenciais foram reprogramadas para a modalidade virtual e outras para abril.

Dentre tantas atividades da programação virtual do Fórum Social das Resistências, na sexta Feira, dia 28 de janeiro, das 14-17h, será realizada a Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida, tendo como objetivo traçar um panorama da situação dos movimentos nesse final e início de ano, já marcado pelo agravamento da pandemia, enchentes, estiagem/seca, fome e miséria no País .

A partir desse debate, análise, informes, denúncias e anúncios coletivos, as organizações e movimentos sociais sairão com uma agenda de incidência coletiva prevista para o ano 2022 apontando para a retomada de um Brasil plural, participativo, social, democrático e humanizado.

Falas confirmadas:
. Min. Marcia Lopes
Tema: importância Governos da Priorização Políticas do Combate à Fome

. Dep. Pedro Uczay (Núcleo Agrário PT)
Tema: Ações de Resistência Política no Parlamento em andamento

. Jean Pierre Tertulino Câmara (CPCE Comitê de Presidentes e Presidentas de Conseas)
Tema:  SiSAN, Conseas e Conferência hoje

E MAIS:
Falas de representantes de várias organizações componentes de todo sistema alimentar brasileiro! Com a Coalizão Negra Pelos Direitos, CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos, APNs – Agentes da Pastoral Negra, COIAB, APIB, CASA1, ONDAS – Observatório Nacional de Água e Saneamento, ANA- Articulação Nacional de Agroecologia), ASA – Articulação do Semi-Árido, MPP – Movimento Nacional dos Pescadores e Pescadoras, MPA – Movimento Pequenos Agricultores, MMC – Movimento Mulheres Camponesas, Contraf – Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, CNAU – Coletivo Nacional Agricultura Urbana, MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Central de Cooperativas Unisol Brasil/Unicopas, Rede Penssan

. Apresentações Culturais, mística, música, poesia  com Tião Farinhada (Artista Popular) Maria do Maria do Socorro Teixeira Lima (Rede Cerrado e ASMUBIP- Quebradeiras de Coco) , Nhá Vera Soares (Fonsanpotma) e Will (Entregadores Antifascistas e Banquetaço)

Na oportunidade, também será apresentada a proposta da formação de uma Frente Nacional Contra Fome e a Sede para ajudar os trabalhos de ações emergenciais e fortalecer as ações estruturais por SSAN e DHAA que já estão em andamento e precisam de potencialização!

PARTICIPE:
Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida
Data: 28 de janeiro (sexta-feira)

Horário: 14h – 17h

Transmissão: gente.prabrilhar (YouTube da Campanha Gente pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome) e Facebook das organizações participantes via transmissão cruzada (Facebook do ONDAS).

Saiba mais:
Participam do Fórum Social das Resistências quase 200 instituições de diferentes setores da sociedade organizada, que, além de atuarem na construção das atividades promovidas pelo próprio Fórum Social Mundial, inscreveram mais de 120 atividades autogestionadas.

Vale ressaltar que o Fórum Social das Resistências é uma ação articulada ao Fórum Social Mundial, que acontecerá em maio, na Cidade do México.

Fórum Social Mundial (FSM)
É um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça assim como de consolidação de instituições nele envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social.

Fórum Social das Resistências
É um evento inserido dentro dos processos do FSM. Sendo um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina.

Por um Brasil livre da fome, a sede e da miséria!
www.forumsocialdasresistencias.org.br

ATUALIZADO EM 29/1/2022:
O coordenador-geral do ONDAS, Marcos Montenegro, participou da Assembleia, e lembrou que “o combate a fome também é o combate a sede” e convidou a todos para integrarem a Campanha Sede Zero, que objetiva a disponibilização do acesso à água, em especial à população de mais baixa renda, nas cidades, no campo, nas florestas.➡️ Assista aqui a Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *