O direito ao saneamento em tempos de coronavírus foi o tema da live do SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, transmitida em 16/4. Conduzida pelo vice-presidente do SEESP, João Carlos G. Bibbo, teve a participação do secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva.
Edson destacou que o momento é oportuno para chamar atenção à importância da garantia do acesso à água. “Caiu a ficha em todo mundo de que uma coisa tão básica e fundamental como lavar as mãos não é algo tão simples para uma grande parcela da população, mesmo em centros urbanos, para os mais vulneráveis, que vivem em comunidades, ocupações etc”, frisou.
O representante do ONDAS também explicou sobre o PL 4261/19, que tramita do Senado, desmitificando alguns argumentos utilizados pelos que defendem a privatização do setor de saneamento. “Não é verdade que a legislação é responsável pelos desafios para universalizar o saneamento”, colocou como primeiro ponto, referindo-se à Lei nº 11.445/2007. Para Edson, a lei é relativamente nova e não foi efetivamente.
ASSISTA a gravação completa da live:
Leia:
➡ Especialista reforça o saneamento como direito fundamental à população
CONFIRA TAMBÉM:
➡ Publicações sobre a pandemia do novo coronavírus e o saneamento
Temos ações sociais voltadas a população vulnerável. Jornal vinculado com UNIFESP, Santos e outras entidades civis. Instagram e Facebook: jornalvozesdarua