ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

No Chile: 90% votam pelo fim de concessão dos serviços de água à empresa privada

Em 12 de janeiro foi realizada consulta pública aos cidadãos de Osorno (Chile) sobre o encerramento da concessão do serviço de água à empresa privada Essal. Os resultados indicam que mais de 90% dos participantes do plebiscito votaram a favor do término da concessão. A empresa foi a geradora da crise na qual a região de Osorno ficou mais de 10 dias sem água, em 2019.

No Chile, o Código da Água, criado durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, permanece em vigor até hoje e, nele, a privatização dos recursos hídricos é constitucionalizada, tornando a água uma simples mercadoria, desconsiderando o direito humano ao seu acesso.

Os problemas vividos pela população do Chile têm que servir como exemplo para o Brasil, em que o atual governo neoliberal insiste em privatizar o saneamento, como prevê o Projeto de Lei que altera o marco regulatório do setor já aprovado pela Câmara dos Deputados e que agora deverá ser votado no Senado.

“A LUTA PELA ÁGUA É UM IMPERATIVO ÉTICO”
A privatização da água no Chile tem sido uma questão que, ultimamente, está sobre a mesa de discussão e demandas sociais. A tensão aumentou ainda mais porque, em 7 de janeiro, o Senado chileno rejeitou um projeto que declarava a água como um bem de uso público.

O porta-voz do Modatima chileno (Movimento de Defesa para acesso à Água, Terra e Proteção Ambiental), Rodrigo Mundaca, explica que não ficou surpreso com a votação. “A verdade é que eles (senadores) não nos surpreendem, pois sempre indicamos e denunciamos publicamente que dentro do Congresso (chileno) há uma casta e existe um emparelhamento evidente entre pessoas que hoje têm a tarefa de legislar em função do bem público, mas que, no entanto, se recusam a fazê-lo e continuam a legislar em favor da manutenção do modelo de água privado com o objetivo de manter os privilégios da mega mineração, agronegócio, hidrelétrica, silvicultura e manutenção modelo privado de gestão da água no país”, disse Mundaca.

COMUNIDADES CHILENAS DECIDEM RECUPERAR SUAS FONTES HÍDRICAS
Reportagem da Telesur mostra o quanto a população do Chile foi excluída do acesso ao serviço depois da privatização e, agora, tentam recuperar esse recurso natural. “A água existe para quem tem sua propriedade”, afirma uma chilena.

Assista a reportagem:

Leia também:
Protestos no Chile têm origem na privatização de serviços, diz especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *