ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Pedro Arrojo é nomeado novo Relator Especial para os Direitos Humanos à Água Potável e Saneamento da ONU

Durante a 45ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, realizada em Genebra (Suíça), o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas nomeou o espanhol Pedro Arrojo como o novo Relator Especial para os Direitos Humanos à Água Potável e Saneamento.

Arrojo substitui Léo Heller, conselheiro de orientação do ONDAS, que ocupou a posição de Relator Especial por seis anos.

Pedro Arrojo, Doutor em Física e Professor Emérito de Análise Econômica, detalhou, por meio de carta, sua proposta de objetivos ao Conselho de Direitos Humanos para este mandato, entre os quais se destacam o enfrentamento dos riscos aos direitos humanos à água potável e ao saneamento derivado das mudanças climáticas em curso e pandemias como a COVID 19.

Tornar efetiva a participação das mulheres em projetos de água e saneamento, especialmente em comunidades rurais vulneráveis; desenvolver um relatório sobre esses direitos nas comunidades indígenas e avançar na defesa efetiva da segurança dos defensores da água, do meio ambiente e dos direitos humanos no mundo.

Pedro Arrojo , que trabalhou como deputado do Podemos por Zaragoza nos últimos anos. Em 2001 liderou, na Espanha, a oposição ao Plano Hidrológico Nacional, ganhando em 2003  o Prêmio Goldman de Meio Ambiente,  considerado “o Nobel da Ecologia”, por sua luta para uma mudança na política de gestão da água por meio da Fundação Nova Cultura da Água (FNCA).

O ONDAS não medirá esforços para estabelecer relações com novo relator, assim como manteve com o professor Léo Heller, sempre na perspectiva de garantir o acesso à água e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas, independente da capacidade de pagamento, das condições de moradia, inclusive para a população em situação de rua.

Reforçamos nossa convicção que o direito pleno ao acesso à água e ao saneamento só será possível com fortalecimento do papel do Estado na sua provisão e de instrumentos de participação e controle social.

Desejamos sucesso ao Professor Pedro Arrojo e nos colocamos à disposição para apoiá-lo nesse novo desafio.

(Com base em nota publicada pela Coordinadora por la defensa del agua y la vida  de Chile)

foto: Facebook @pedroarrojoagudo 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *