Universalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em localidades rurais (Dissertação de Mestrado:Aldair Dias Sampaio)

abastecimento de água

UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM LOCALIDADES RURAIS: um estudo a partir de quatro tipos de prestadores no Estado da Bahia
Autor:
Aldair Dias Sampaio
Informações:
Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente, Águas e Saneamento da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento
Ano:
2013

RESUMO
A dissertação tem o objetivo de realizar uma discussão sobre as limitações, do ponto de vista político e institucional, à universalização do acesso aos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em localidades rurais do Estado da Bahia, com enfoque em quatro diferentes tipos de prestação desses serviços. Tal propósito justifica-se pelo fato de as atuais políticas públicas de saneamento básico não contemplarem as localidades rurais de forma objetiva.

O percurso metodológico seguido, após a escolha dos municípios e localidades, fez uso de observação participante, entrevistas com análise de discurso e análise documental.

Os resultados evidenciaram a influência que as características patrimonialista e clientelista do Estado brasileiro têm na prestação e definição das políticas públicas de saneamento básico para as localidades rurais. Mostraram também a discrepância entre a população excluída do acesso nas zonas urbana e rural, a fragilidade da estrutura e instituições responsáveis pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos municípios e no âmbito estadual.

Das discussões realizadas é possível perceber que os atores envolvidos no processo ainda não veem os aspectos políticos e institucionais como principais limitadores à universalização dos serviços. Apesar disso, concluiu-se pela relevância desses aspectos quando da indefinição de atribuição das instituições ligadas à área de saneamento básico e o sentimento de posse com o qual os gestores tratam os serviços públicos.

Clique no link para ler a dissertação na íntegra:
▶ Universalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em localidades rurais – um estudo a partir de quatro tipos de prestadores no Estado da Bahia

 

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *