ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Acesso universal ao saneamento

Edson Aparecido Silva e Ricardo Moretti, ambos integrantes do ONDAS, publicaram artigo intitulado: Acesso universal ao saneamento, baseado em texto que foi recentemente incluído na Enciclopédia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, publicada em língua inglesa. Acesse aqui.

A Enciclopédia aborda os ODS de forma integrada e inclui 17 volumes, cada um dedicado a um dos 17 ODS. Este volume é dedicado ao ODS 6 ” Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos”. Água e saneamento são fundamentais para o bem-estar humano. A gestão integrada dos recursos hídricos é essencial para garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos e para a realização do Desenvolvimento Sustentável.

No texto os autores destacam a importância de se garantir o Direito Humano à Água e Saneamento no domicílio e em espaços públicos, discutem o papel do estado na garantia desses direitos, a importância da participação ativa da sociedade nas tomadas de decisão, planejamento e fiscalização na implementação dessa política pública. Tratam também da relação dos objetivos de desenvolvimento sustentável e sua relação com o acesso universal à água, saneamento e higiene.

Concluem que a exclusão do acesso a esses serviços se soma a outros problemas graves que agudizam ainda mais a situação: falta de moradia; disparidades de cuidados de saúde; de acesso à educação e emprego; devastação ambiental; guerras, que levam ao exílio forçado; machismo; racismo; homofobia; e intolerância religiosa e ataques à democracia. O atual modelo de desenvolvimento que trata o planeta como se os recursos naturais fossem infinitos precisa ser superado. A lógica de financeirizar a natureza e garantir o lucro a qualquer preço leva o mundo à beira do precipício. A vida (humana e não humana) não pode sobreviver e prosperar em meio a essa lógica atual.

➡️ Leia o artigo na íntegra traduzido para o português:
ACESSO UNIVERSAL AO SANEAMENTO

➡️ Para ler o original, acesse: https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007%2F978-3-319-70061-8_107-1 – (Publicado originalmente por: Springer Reference (13/8/2021)

Autores:

– Edson Aparecido da Silva –  Observatório Nacional de Direitos Humanos de Água e Saneamento no Brasil (ONDAS), São Paulo, Brasil
– Ricardo de Sousa MorettiUniversidade Federal do ABC, São Paulo, Brasil

➡️ Leia também outro artigo dos autores, como referência:
Sistemas urbanos de esgotos e drenagem das águas pluviais – poluição difusa e interconexões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *