ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Debate: Acesso a banheiros em locais públicos

Estendendo a programação iniciada no Dia Mundial do Banheiro, organizações debatem soluções e perspectivas para o saneamento no país
Na  sexta-feira, 19/11, aconteceu o Dia Mundial do Banheiro. Nessa data, diversas organizações parceiras iniciaram uma série de debates sobre o acesso ao esgotamento sanitário no Brasil. A programação se estende nesta semana e reúne especialistas e ativistas em amplos debates sobre a atual conjuntura brasileira e propostas para universalizar o acesso ao saneamento básico. Para participar, é preciso inscrever-se através do site diamundialdobanheiro.org.br .

ONDAS coordena a mesa de debates “Acesso a banheirros em locais públicos”, na segunda-feira (22 de novembro), às 17 horas.
🚽 Acesso a banheiros públicos em locais públicos – 24/11 – 17h
Convidados:
. Ricardo Moretti – professor da UFABC e ONDAS
. Vanilson Torres – Movimento Nacional da População em Situação de Rua
. Fernanda Deister Moreira – Coordenadora de Desenvolvimento no Brasil da Global WaSH
. Amauri Pollachi (mediador) – Conselheiro de Orientação do ONDAS

Durante o debate serão apresentados estudos desenvolvidos para a disponibilização de instalações sanitárias dignas à população em situação de rua, bem como uma análise da legislação existente e aplicável nesse tema, reunindo também o conhecimento daqueles que vivenciam a indisponibilidade de acesso a banheiros que protejam nossa saúde, segurança e dignidade em centros urbanos.

Sobre o Dia Mundial do Banheiro 2021
Para dar atenção a esta data da ONU, foi realizada um evento de abertura com a transmissão de entrevistas com os Relatores Especiais da ONU sobre os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento Catarina de Albuquerque (relatora da ONU de 2008 a 2014), Léo Heller (que ocupou o cargo de 2014 a 2020) e Pedro Arrojo (atual relator). O evento de sexta está disponível na íntegra: assista aqui.

Leia também:
Dia Mundial do Banheiro: chamado ao combate para a falta de saneamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *