ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Live do ONDAS – O coronavírus no esgoto: a pesquisa epidemiológica e os riscos de transmissão

Quais as eventuais implicações sobre a saúde humana da ocorrência do novo coronavírus no esgoto das nossas cidades?

O ONDAS convidou dois destacados pesquisadores brasileiros para esclarecer ao vivo o que se sabe sobre os riscos de exposição ao novo coronavírus e rever as ações mais importantes relacionadas ao setor de saneamento.

▪️ O que se sabe sobre o tempo de viabilidade e a infectividade do vírus no esgoto, nas condições reinantes no Brasil?

▪️ Como a COVID-19 se disseminará em assentamentos com populações de baixa renda, elevada aglomeração humana e atendimento precário pelos serviços de saneamento, como vilas e favelas?

▪️ Quais são as perspectivas da pesquisa em desenvolvimento na academia brasileira para produzir mapas epidemiológicos a partir das informações sobre a ocorrência da COVID-19 no ambiente e, em especial, no esgoto sanitário?

▪️ O quão importante é reforçar a colaboração entre os diferentes grupos que fazem pesquisa no Brasil, somando esforços para tentar responder às muitas perguntas cientificas que a Pandemia COVID-19 impôs?

Venha refletir com o ONDAS sobre estas questões na quarta-feira, dia 27 de maio, às 17 horas, com transmissão pelas páginas do ONDAS no Facebook e YouTube.

Contaremos com a participação do Professor Titular da UFMG Carlos Augusto Chernicaro, pesquisador coordenador do INCT Etes Sustentáveis, com o Professor Doutor Léo Heller, pesquisador da Fiocruz e relator da ONU para os direitos humanos à água e ao saneamento. A engenheira sanitarista Patrícia Borja, Professora Doutora da UFBa e associada do ONDAS, fará a mediação do evento.

Como importantes materiais de apoio para o debate, disponibilizamos:
➡️ COVID-19 Transmissão fecal-oral – nota conjunta da Fiocruz e INCT Etes Sustentáveis
➡️ Transmissão fecal-oral da COVID-19: Estamos fazendo as perguntas corretas?
– artigo de Léo
➡️ COVID-19 e o Saneamento no Brasil – artigo elaborado pelo INCT ETEs Sustentáveis – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – alerta para os riscos da presença do coronavírus no esgoto/fezes.

LEIA TAMBÉM:
▪️ Publicações sobre a pandemia do novo coronavírus e o saneamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *