Mobilização para a Conferência da Água da ONU em Nova Iorque: prazo para inscrição termina em 2 de dezembro
A ONU realizará em Nova Iorque, de 22 a 24 de março, a Conferência da Água de 2023. A propósito da convocação dessa conferência, o ONDAS, com várias outras entidades, subscreveu um Apelo em Defesa da Água, que pode ser lido aqui.
O ONDAS está defendendo, conforme proposta que apresentou no Fórum Social em Genebra no início deste mês, a ampla mobilização dos movimentos sociais para que nossas posições façam diferença na Conferência de 2023.
No evento, que admite a participação presencial ou virtual de organizações e movimentos sociais cinco temas serão objeto de Diálogos Interativos: Água para a Saúde; Água para o Desenvolvimento; Água para o Clima; Resiliência e Meio Ambiente; Água para a Cooperação e Água na Década para a Ação.
Urgente: Prazo para credenciamento de entidades termina na próxima sexta-feira, dia 02 de dezembro
As organizações e entidades que ainda não foram credenciadas para participação presencial ou virtual devem solicitar credenciamento especial para participar da Conferência até o dia 02 de dezembro próximo. Só após a aprovação da inscrição, uma plataforma será aberta para registro de representantes individuais das organizações e entidades credenciadas.
Instruções para o credenciamento de entidades
- As solicitações de credenciamento só podem ser enviadas em nome de organizações ou entidades relevantes. Não são aceitas candidaturas de pessoas físicas..
- As solicitações só podem ser feitas através do formulário online dedicado, por meio da Indico. Use: https://indico.un.org/event/1001019/
- As candidaturas deverão apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:
- Comprovante de Situação Jurídica: prova de situação jurídica como o estatuto registrado;
- Manifestação de Interesse: uma carta em papel timbrado oficial e assinada pelo coordenador da entidade solicitando o credenciamento para a Conferência da Água de 2023 da ONU. e;
- Atividades Relevantes: uma lista das principais atividades relevantes realizadas por sua entidade ou organização nos últimos 12 meses relacionadas ao tema da Conferência, incluindo links para sites ou documentos e folhetos com informações adicionais.
Pedro Arrojo faz apelo
Em 25/11, Pedro Arrojo, Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, fez o seguinte apelo para que os movimentos sociais se inscrevam para participar da Conferência:
Amigas e amigos,
Faltam poucos dias para terminar o período de inscrição para a Conferência da Água de Nova York, convocada pelas Nações Unidas para os dias 22, 23 e 24 de março do próximo ano de 2023. O prazo se encerra muito em breve, em 2 de dezembro.
É a primeira vez em 50 anos que as Nações Unidas nos convocam para um evento global deste tipo para enfrentar a crise hídrica global na qual dois bilhões de pessoas empobrecidas que vivem junto a rios ou em aquíferos contaminados e, portanto, não têm acesso garantido à água potável e mais de quatro bilhões que não têm acesso a esgotamento sanitário, crise que a mudança climática vai agravar rapidamente.
A fraqueza institucional das Nações Unidas na frente da água levou-nos a que o setor privado tomasse a iniciativa neste domínio com os Fóruns Mundiais da Água periódicos com os correspondentes fóruns mundiais alternativos da água.
Imaginem que a Organização Mundial da Saúde não existisse e que periodicamente quem nos tivesse convocado a fóruns mundiais para discutir a saúde pública no mundo tivesse sido o lobby farmacêutico mas que com a pandemia fosse Nações Unidas que finalmente convocasse um Encontro Mundial. A expectativa que tal evento geraria seria impressionante.
Bem, em termos de gestão da água é algo assim o que temos diante de nós com esta conferência em Nova York.
Portanto, aos amigos e amigas faço um apelo enfático para convocar as suas associações imediatamente, antes de 2 de dezembro, bastando para se inscrever que ela seja uma associação legalizada em seu país. Infelizmente o registro requer três procedimentos que dissuadem alguns.
Para aqueles que podem, é preciso ajudar e apoiar aqueles que têm dificuldades em inscrever as comunidades camponesas, os povos indígenas e seus sistemas comunitários.
Inscrevam-se os defensores da água, tanto aqueles que podem conseguir fundos para ir a Nova York participar presencialmente quanto aqueles que poderão participar on-line.
Inscrevam-se e divulguem a urgência das inscrições
Muito obrigado
A proposta de mobilização do ONDAS
O ONDAS considera a necessidade de movimentos sociais em defesa da água se mobilizarem para ter maior presença e influência na Assembleia de Água da ONU, defendendo as bandeiras de:
– realização dos direitos humanos à água e ao saneamento e o cumprimento do ODS n°6;
– não privatização de serviços públicos de água e saneamento;
– água como bem comum e não mercantilização e não comodificação da água;
Para tanto, estamos propondo que os movimentos sociais:
1 – declarem fevereiro de 2023 como Mês Azul de mobilização para a Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023 em Nova Iorque;
2 – convoquem e realizem conferências ou reuniões nacionais em cada país para preparar intervenções e contribuições para a Conferência das Nações Unidas para a Água 2023;
3 -articulem com os governos dos respectivos países e suas representações na ONU na defesa de nossas bandeiras.
ASSISTA: