ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Mobilização para a Conferência da Água da ONU em Nova Iorque: prazo para inscrição termina em 2 de dezembro

Mobilização para a Conferência da Água da ONU em Nova Iorque: prazo para inscrição termina em 2 de dezembro

A ONU realizará em Nova Iorque, de 22 a 24 de março, a Conferência da Água de 2023. A propósito da convocação dessa conferência, o ONDAS, com várias outras entidades, subscreveu um Apelo em Defesa da Água, que pode ser lido aqui.

O ONDAS está defendendo, conforme proposta que apresentou no Fórum Social em Genebra no início deste mês, a ampla mobilização dos movimentos sociais para que nossas posições façam diferença na Conferência de 2023.

No evento, que admite a participação presencial ou virtual de organizações e movimentos sociais cinco temas serão objeto de Diálogos Interativos: Água para a Saúde; Água para o Desenvolvimento; Água para o Clima; Resiliência e Meio Ambiente; Água para a Cooperação e Água na Década para a Ação.

Urgente: Prazo para credenciamento de entidades termina na próxima sexta-feira, dia 02 de dezembro

As organizações e entidades que ainda não foram credenciadas para participação presencial ou virtual devem solicitar credenciamento especial para participar da Conferência até o dia 02 de dezembro próximo. Só após a aprovação da inscrição, uma plataforma será aberta para registro de representantes individuais das organizações e entidades credenciadas.

Instruções para o credenciamento de entidades

  1. As solicitações de credenciamento só podem ser enviadas em nome de organizações ou entidades relevantes. Não são aceitas candidaturas de pessoas físicas..
  2. As solicitações só podem ser feitas através do formulário online dedicado, por meio da Indico. Use: https://indico.un.org/event/1001019/
  3. As candidaturas deverão apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:
  4. Comprovante de Situação Jurídica: prova de situação jurídica como o estatuto registrado;
  5. Manifestação de Interesse: uma carta em papel timbrado oficial e assinada pelo coordenador da entidade solicitando o credenciamento para a Conferência da Água de 2023 da ONU. e;
  6. Atividades Relevantes: uma lista das principais atividades relevantes realizadas por sua entidade ou organização nos últimos 12 meses relacionadas ao tema da Conferência, incluindo links para sites ou documentos e folhetos com informações adicionais.

Pedro Arrojo faz apelo

Em 25/11, Pedro Arrojo, Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, fez o seguinte apelo para que os movimentos sociais se inscrevam para participar da Conferência:

Amigas e amigos,

Faltam poucos dias para terminar o período de inscrição para a Conferência da Água de Nova York, convocada pelas Nações Unidas para os dias 22, 23 e 24 de março do próximo ano de 2023. O prazo se encerra muito em breve, em 2 de dezembro.

É a primeira vez em 50 anos que as Nações Unidas nos convocam para um evento global deste tipo para enfrentar a crise hídrica global na qual dois bilhões de pessoas empobrecidas que vivem junto a rios ou em aquíferos contaminados e, portanto, não têm acesso garantido à água potável e mais de quatro bilhões que não têm acesso a esgotamento sanitário, crise que a mudança climática vai agravar rapidamente.

A fraqueza institucional das Nações Unidas na frente da água levou-nos a que o setor privado tomasse a iniciativa neste domínio com os Fóruns Mundiais da Água periódicos com os correspondentes fóruns mundiais alternativos da água.

Imaginem que a Organização Mundial da Saúde não existisse e que periodicamente quem nos tivesse convocado a fóruns mundiais para discutir a saúde pública no mundo tivesse sido o lobby farmacêutico mas que com a pandemia fosse Nações Unidas que finalmente convocasse um Encontro Mundial. A expectativa que tal evento geraria seria impressionante.

Bem, em termos de gestão da água é algo assim o que temos diante de nós com esta conferência em Nova York.

Portanto, aos amigos e amigas faço um apelo enfático para convocar as suas associações imediatamente, antes de 2 de dezembro, bastando para se inscrever que ela seja uma associação legalizada em seu país. Infelizmente o registro requer três procedimentos que dissuadem alguns.

Para aqueles que podem, é preciso ajudar e apoiar aqueles que têm dificuldades em inscrever as comunidades camponesas, os povos indígenas e seus sistemas comunitários.

Inscrevam-se os defensores da água, tanto aqueles que podem conseguir fundos para ir a Nova York participar presencialmente quanto aqueles que poderão participar on-line.

Inscrevam-se e divulguem a urgência das inscrições

Muito obrigado

 A proposta de mobilização do ONDAS

O ONDAS considera a necessidade de movimentos sociais em defesa da água se mobilizarem para ter maior presença e influência na Assembleia de Água da ONU, defendendo as bandeiras de:

– realização dos direitos humanos à água e ao saneamento e o cumprimento do ODS n°6;

– não privatização de serviços públicos de água e saneamento;

– água como bem comum e não mercantilização e não comodificação da água;

Para tanto, estamos propondo que os movimentos sociais:

1 – declarem fevereiro de 2023 como Mês Azul de mobilização para a Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023 em Nova Iorque;

2 – convoquem e realizem conferências ou reuniões nacionais em cada país para preparar intervenções e contribuições para a Conferência das Nações Unidas para a Água 2023;

3 -articulem com os governos dos respectivos países e suas representações na ONU na defesa de nossas bandeiras.

ASSISTA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *