ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Uma entidade congênere do ONDAS: a Rede de Cidades e Vilas pela Água Pública da Comunidade de Madri

água pública 2

A Rede de Cidades e Vilas pela Água Pública da Comunidade de Madri (RAPM) foi constituída no II Encontro Municipal da Comunidade de Madri, convocado pela Plataforma contra Privatização do Canal de Isabel II, realizado em setembro de 2016.

A RAPM foi concebida como um instrumento colaborativo e estável de participação e comunicação entre os representantes políticos das prefeituras, os detentores do serviço urbano de água diretamente envolvidos em sua gestão e os cidadãos, como usuários do mesmo, individual ou coletivamente.

Trata-se de cidadãos, organizados em movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos, associações de bairro e usuários, entidades acadêmicas, profissionais, educacionais, culturais ou artísticas ou, em um nível específico, articular espaços de coordenação para compartilhar e discutir problemas e experiências que existem no ciclo urbano da água, sua gestão e suas condições sociais e ambientais, na comunidade de Madri.

O RAPM visa explicar uma visão compartilhada dos grandes desafios que as cidades enfrentam na perspectiva da gestão da água como um bem comum, fora da lógica do mercado e para cumprir o direito humano à água e ao saneamento. como reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em julho de 2010.

Uma característica fundamental do RAPM é o funcionamento horizontal entre os membros, materializado por meio de mecanismos de comunicação que permitem acesso à informação e conhecimento, compartilhamento de problemas e experiências existentes realizados pelos municípios. instituições, organizações e movimentos de cidadãos interessados ​​na gestão do ciclo integral da água.

O RAPM, finalmente, se configura como um instrumento para facilitar a proposta de educação, legislação, reclamação, solução de problemas, etc., visando à realização do direito humano à água, como bem comum e patrimônio do planeta, o controle da gestão do ciclo integral da água em termos sociais, ecológicos e ambientais e a resolução de problemas municipais e supramunicipais.

água pública 1A página da RAPM na web: https://www.redaguapublicamadrid.org/ disponibiliza importantes informações sobre a luta pelos direitos humanos água e ao saneamento na Espanha e na União Europeia.

Leia também:
Entidades espanholas lançam campanha “Água da torneira, por favor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *