ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento

Na posse da nova coordenação-geral do ONDAS, Renata Furigo destaca a importância da Campanha Sede Zero

Na quinta-feira (5/5), tomou posse a nova coordenação-geral do ONDAS, em evento de formato virtual, transmitido pelas redes sociais do Observatório e assistido por mais de duas centenas de pessoas. Pelo chat do YouTube, a nova coordenação recebeu dezenas de cumprimentos e votos de sucesso.

A apresentação dos integrantes da Coordenação Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Orientação do ONDAS, eleitos para o triênio 2022-2025, foi feita pela associada Francisca Adalgisa. (Conheça os membros da nova coordenação, clique aqui.)

Na sequência, houve as manifestações de Marcos Montenegro, que deixou a coordenação-geral e passou a coordenar a comunicação do Observatório, e de Renata Furigo, a nova coordenadora-geral empossada.

Realizações foram resultado de trabalho coletivo
Montenegro destacou que “estamos encerrando o primeiro triênio do ONDAS com 250 associados, com um conjunto de realizações que é resultado de trabalho coletivo, de um trabalho de equipe, de muita gente que acredita na luta pelos direitos humanos por água e esgotamento sanitário no Brasil e na luta contra a mercantilização da água. Assim, dando consequência aos compromissos assumidos em 2018, por ocasião do Fórum Alternativo Mundial da Água”.

Ele também relembrou alguma das realizações do primeiro triênio do Observatório. “Sem dúvida, o trabalho na área editorial foi importante, o esforço que fizemos de nos mantermos unidos produzindo durante a pandemia, aprendendo a trabalhar coletivamente em novas bases durante esse período. O período, de certa maneira, foi coroado pela realização do Encontro Nacional pelos Direitos à Água e ao Saneamento, que graças ao esforço de muitos e de muitas, foi, na nossa avaliação, um ponto forte do trabalho do ONDAS, particularmente porque contou com uma parceria forte com outras entidades. O ENDHAS exemplifica nossa visão que valoriza o trabalho de equipe internamente ao ONDAS e a parceria com entidades  que defendem bandeiras como as nossas dos direitos humanos e da democracia”.

Montenegro também falou sobre o momento atual que o país vive. “É um período que nos desafia a lutar pelos mais básicos direitos democráticos, não apenas pelos direitos à água e ao esgotamento sanitário. O ONDAS vem se alinhando nessa luta com uma posição claramente anti-autoritária e de defesa da democracia. É com alegria que constatamos  que a nova direção do ONDAS vai caminhar no mesmo sentido.”

Por fim, o coordenador-geral que agora deixa o cargo, desejou sucesso a Renata Furigo na liderança da nova coordenação do ONDAS e falou da satisfação de poder passar a posição de coordenador-geral para uma companheira. “Uma mulher que já se destacou neste primeiro período, como uma ativa militante da causa dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário e que, portanto, tem todas as condições, escolhida que foi por unanimidade entre os associados do ONDAS que discutiram a formação da chapa Sobre as ONDAS, para liderar este trabalho”.

Nova coordenadora-geral diz que “ONDAS só tem a crescer”

Em sua manifestação durante o evento de posse, Renata Furigo disse sentir-se muito honrada em substituir Marcos Montenegro e enfatizou que desafios são muitos e que “precisamos concretizar os nossos sonhos”.

Renata também agradeceu a todos que trabalharam nos primeiros três anos do ONDAS e que, por escolherem caminhar por novas frentes no saneamento não integram a nova coordenação, homenageando Alexandre Faustino, Ary Girota, Luiz Roberto dos Santos Moraes, Abelardo Oliveira Filho, José Antonio Faggian, Antonia Ivoneide e Gherly Andrey Ranzan.

A nova coordenadora-geral explicou: “Assumo a coordenação-geral com o compromisso de um trabalho tão intenso tanto quanto foi o destes três primeiros anos, dando conta da expectativa que existe. Isso porque, o ONDAS vem de um processo de formação coletivo, de um sonho coletivo, e pretendemos dar conta deste trabalho e realizá-lo com muito amor”.

“O ONDAS é fruto da reunião de pessoas que militam no saneamento há muitos anos, que lutam pelo saneamento público e de qualidade, transparente e com controle social. Nosso principal fundamento é que a água é um bem comum, é direito humano e não é mercadoria. É nessa linha que continuaremos atuando e o ONDAS só tem a crescer.”

Renata ressaltou que “temos um trabalho fundamental que é ampliar e fazer crescer a nossa campanha Sede Zero, reunir os associados para que enriqueçam ainda mais a produção de conhecimento acadêmico, técnico e popular, em um conceito de diálogo de saberes. Ao ampliarmos esse trabalho com os associados, com as entidades, e movimentos sociais que nos acompanham desde há muito tempo, temos certeza que o ONDAS se torna referência no campo de luta do direito à água e ao saneamento”.

Na sequência do evento de posse, ocorreu o debate “Direitos Humanos a Água e ao Saneamento e as propostas de emendas à Lei Federal 11.445/2007 pelo ONDAS”.
Assista ao vídeo:
. Evento de posse da nova coordenação-geral do ONDAS – 21 primeiros minutos:
https://www.youtube.com/watch?v=ld_MMXgzPm8

Na sequência do evento de posse, ocorreu o debate “Direitos Humanos a Água e ao Saneamento e as propostas de emendas à Lei Federal 11.445/2007 pelo ONDAS”. ➡️ Leia mais aqui. 

Assista ao vídeo:
. Evento de posse da nova coordenação-geral do ONDAS – 21 primeiros minutos:

https://www.youtube.com/watch?v=ld_MMXgzPm8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *